TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Filme “Cidade dos Sonhos”

Por:   •  28/9/2023  •  Resenha  •  365 Palavras (2 Páginas)  •  51 Visualizações

Página 1 de 2

Após assistir e analisar o filme “Cidade dos Sonhos”, considero que é uma obra extremamente humanista e de difícil compreensão, um misto e paralelo entre realidade e sonho. O diretor David Lynch explorou o lado mais enigmático e fugiu completamente do padrão de filmes hollywoodianos.

Para os apreciadores do cinema e do intelecto, é um prato cheio para a reflexão. Um dos poucos filmes que assisti e não consegui entender o contexto da obra. Uma mescla de suspensa e enigmas do início ao fim, que prende o espectador ao ponto de questionar o que é sonho de realidade.

Cidade dos Sonhos é um projeto 100% original, que mergulha no próprio inconsciente de sua protagonista Daiane, desafiando o público a decifrar dezenas de códigos e mistérios que rondam a trama, razão pela qual considero uma obra extremamente inteligente e fora do contexto do cinema atual. É curioso que, praticamente quase toda a narrativa do filme se passa no sonho e David Lynch chama a atenção a todo momento para isso, trazendo um ar de incoerência do início ao fim. Ademais, é original o filme ser atemporal, brincando o tempo inteiro com a ordem cronológica dos fatos.

Entretanto, é interessante ressaltar que em diversas cenas, o diretor deixa pistas de que determinada situação está fora da realidade, como é o caso das primeiras cenas na lanchonete, em que dois rapazes estão conversando e os objetos da mesa mudam de posição, a partir dessa cena que eu comecei a entender que poderia ser um sonho. Outro ponto interessante é o fato do “monstro-mendigo” - que poderia representar a culpa do inconsciente da protagonista -, em diversos momentos aparecer na trama, reforçando a ideia do “mal”, do obscuro, talvez remetesse o lado sombrio e do arrependimento de Daiane ao encomendar a morte da sua amada Camila? É claro que temos várias explicações e interpretações, porém a trama não demonstra clareza, aliás, o que diretor evidencia é que nem tudo sobre nós mesmos pode ser dito e interpretado, talvez seja esse o ponto crucial da trama, demonstrar as diversas faces do inconsciente por meio de interpretações ilógicas que remetem o espectador a pensar e tentar decifrar a mente humana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (36.6 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com