TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha - Como Estrelas na Terra

Por:   •  5/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  674 Palavras (3 Páginas)  •  552 Visualizações

Página 1 de 3

     

Resenha - Como estrelas na terra - toda criança é especial.

Como estrelas na terra, é um filme lançado em 2007, dirigido por Amir Khan e conta a história de um garoto chamado Ishaan, que tem uma difícil trajetória na sua vida escolar. Ishaan estava no 3° ano do ensino fundamental e não conseguia ler, escrever, nem resolver contas matemáticas, já seu irmão tinha uma posição de destaque na escola devido ao seu desempenho.

Ishaan estudava em uma escola tradicional, que não estava preparada para receber um aluno como Ishaan e ajudá-lo com seu problema, então o garoto sofria por não conseguir aprender e também não era entendido em casa, pois seu pai achava que era falta de atenção ou preguiça.

Os pais de Ishaan resolveram mudá-lo para outra escola, desta vez mais rígida, com esperanças de que o desempenho dele melhorasse, porém a escola adotava o mesmo estilo tradicional e em nada o ajudava a melhorar.

O filme traz cenas onde o garoto se encontra bastante triste, pois o mesmo estava longe de tudo o que gostava: a família, desenhar e pintar.

Essa tristeza de Ishaan foi percebida por um professor de substituto de artes, Ram Shankar, que em sua primeira aula propôs atividades diferenciadas, como cantar, dançar, desenhar. Ishaan não participou dessas atividades.

Ram com bastante paciência tenta se aproximar de Ishaan e vai descobrindo sobre sua vida e seu problema, que é a dislexia, um distúrbio neurológico. Ishaan chegava a ver as letras e números dançando em sua mente, sem conseguir decifrá-los.

O professor vai à casa de Ishaan, para falar para seus pais o motivo do comportamento do garoto, as suas dificuldades escola etc. O pai de Ishaan não dá muito crédito ao professor de início.

Há uma cena de muita importância no filme em que o professor fala sobre pessoas famosas, reconhecidas por seus grandes feitos e que tiveram dificuldades de aprendizagem na infância, como Einsten, Leonardo Da Vinci, Walt Disney, entre outros. Após isso, Ram propôs que os alunos fossem ao pátio da escola e construíssem algo com vários materiais. Para a surpresa de todos, Ishaan participa e constrói um helicóptero.

Ram tenta convencer ao diretor da escola a mudar o método avaliativo no caso de Ishaan, por avaliações orais e comprometeu-se a ajudar o aluno a ler e escrever, para isto ele usa de métodos diferenciados, como escrever na areia, escreve no braço para que Ishaan adivinhe, pinta em grandes telas.

A escola realiza uma competição de pintura e Ishaan ganha, seu desenho é publicado no anuário escolar, junto com o do professor, que desenhou o rosto de Ishaan e este o desenhou no lago onde sua vida começou a mudar, graças a dedicação de Ram.

Os pais de Ishaan ficam muito felizes ao chegarem na escola e verem a melhora de seu filho, verem o garoto sendo elogiado por professores.

Portanto,  o  emocionante  filme  nos  mostra  a  importância  de  sermos observadores  e  atentos  a  todos  que  estão  a  nossa  volta,  principalmente quando  se  trata  de  crianças/alunos,  pois  cada  um   possui  suas  particularidades e  se  cairmos  no  comodismo  e  na  rotina  de  rotular  aqueles  que  apresentam  um baixo  desempenho  nós  nunca  conseguiremos  reverter  situações  como  essas  e fazer  da  educação  um  momento   de  crescimento  e  desenvolvimento  integral , logo é   notória  também a  necessidade de  métodos  eficazes  na  sala  de  aula, para fazer do aprendizado algo prazeroso para o aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (231.8 Kb)   docx (154.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com