TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do texto: O Sistema ISSO 14000 e a Certificação Ambiental

Por:   •  18/6/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  286 Palavras (2 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Faculdade de Formação de Professores

Disciplina: Fundamentos de Análise Ambiental

Professor: Rafael Fernandes

Aluno: Vinícius Martins de Almeida

Resenha do texto “O Sistema ISSO 14000 e a Certificação Ambiental”

NAHUZ, M. A. R. O sistema ISSO 14000 e a Certificação Ambiental. Revista de Administração de Empresas seis: 55-66, 1995.

Com a Segunda Guerra Mundial, o processo/produção industrial mudou-se drasticamente. Surgiram novos elementos químicos, a mulher ingressou-se nas indústrias, a população cresceu como nunca antes visto, o consumo aumentou nas famílias de todos os países. E a oferta de produtos industrializados acompanhou tal crescimento de consumo: massas de bolo, chocolate, milhos em conserva, ervilha em conserva, pães embalados, sorvete. Tais produtos precisavam então, serem fiscalizados para que não desdenhassem dos consumidores e do meio ambiente.

Nesse cenário surgiram as normas técnicas, com fins de analisar se as matérias-primas dos produtos, o processo produtivo e o produto concluído, estavam respeitando a natureza. E também unificar, sistematizar, padronizar os produtos fabricados, pois, cada pais tinha a sua norma e definição, facilitando assim, as importações e exportações.

Em 1947 é fundada na Suíça, a International Standardization Organization (ISO). Funcionando como uma organização que uni todos os países para discutir uma definição única, aceita internacionalmente para cada tipo de assunto discutido.

Cada pais tem uma instituição que o representa nos debates na ISO, em Genebra. O Brasil foi um dos primeiros não europeus a se juntar à discussão, pois quem não se adequa as normas, sofre consequência na exportação de seus produtos. Por isso o Brasil se adiantou e criou a sua instituição, que cuida para normatizar tudo o que é produzido no país. A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) é constituída por grandes empresas brasileiras e universidades que buscam criar as normas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (66.9 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com