TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo comportamento do consumidor

Por:   •  4/5/2015  •  Ensaio  •  1.629 Palavras (7 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 7

Passo 1

Diferentes formas de coletas de dados que buscam compreender o Consumidor Jovem

Estudos do consumidor são feitos por etapas ao qual é analisado seu comportamento, antes durante e pós compra, através destas pesquisas são descobertas as motivações, desejos que levam o consumidor a adquirir determinado produto.

Nas pesquisas de campo descritivas quantitativas, são realizadas coletas de dados, usando – se a técnica de autopreenchimento através desta forma de coleta de dados é possível saber em dados estatísticos a preferência do consumidor em determinado produto, se há falta de apreciação, suas motivações se a propaganda tem um papel determinante em suas escolhas e sua frequência de consumo.

Através de dados coletados em discussões em grupo, com um moderador aborda – se sobre um determinado produto, são expostos varias opções de um mesmo produto e nota – se que quanto mais opções o consumidor tem mais difícil fica de ele tomar uma decisão, pois tem medo de errar até em pequenas escolhas, levando – se em conta prejuízos que pode ter e se não terá satisfação, deixando muitas das vezes de adquirir o produto quanto menos opções ele obtiver mais rápido será sua decisão e mais chances de consumir o produto, o consumidor busca muita vezes conselhos de amigos, familiares para tomar suas decisões e também a confiança na marca.

Passo. 2

1.2

Passo 2.2

Modelos de tipologia


Criar tipos de consumidores é uma ação rotineira para os administradores. Quase toda discussão sobre ações de Marketing se inicia com a qualificação do público-alvo, utilizando-se critérios de tipologia. A tipologia tem tradição nas ciências naturais, como a física e a quimica, com suas classificações em categorias, grupos e classes, mas encontra alguns problemas quando aplicada aos fenômenos humanos.


Critérios demográficos


Os critérios demográficos são muito utilizados nas pesquisas de mercado mas deve-se ter cuidado ao criarem previsões de comportamento a partir dessas variáveis, pois ainda não a resultados suficientes que sustentem essa ligação. È mais específica ela vai se tornando e maior a probabilidade de acerto nas previsões.


Características da personalidade

As tipologias são apoiadas por correntes em Psicologia que afirmam serem as características básicas de personalidade adquiridas na infância e sua mudança não é frequente, ocorrendo em grandes ciclos, como , por exemplos, da infância para a adolescência.  Tal como na demografia, os traços de personalidade também podem ser divididos em três grandes grupos: os traços cognitivos, os traços emocionais e traços atitudinais. Geralmente, eles são apresentados na forma de opostos, e o consumidor típico deve se enquadrar em uma das pontas. O consumo de bares de happy hour, por exemplo, seria mais típico de pessoas extrovertidas do que de pessoas introvertidas.


Estilos de vida

Um estilo de vida é , de maneira simples, a forma como cada um vive seu dia-a-dia (sua rotina) e como aproveita seu tempo livre (quebras de rotina). Expressões populares como patricinha, playboy,socialite, dona de casa insatisfeita, pai preocupado,naturalismo, politicamente correto referem-se a maneiras de levar a vida. Os defensores da tipologia “ estilos de vida” afirmam que essa adição dos comportamentos ( as rotinas) dá a ela (tipologia) maior capacidade explicativa e de previsão do que a psicografia.


Ciclo de vida do produto


Com a dinâmica do mercado cada vez mais veloz, o que chamamos, de ciclo de vida do produto tem diminuído. Os carros que eram construídos para ficar dez anos no mercado hoje são projetados para serem substituídos em dois anos, modelos de telefones celulares são projetados para terem um clico de vida de apenas quatro meses. Essa característica do mercado traz como consequência o estudo mais acurado dos consumidores conforme estejam dispostos a comprar os produtos loho no seu lançamento.

Passo 2.3

Postar no blog

Passo 2.4

A identidade de um grupo se caracteriza em um todo, seus  membros tem os mesmos objetivos e comportamento.

Para se fazer parte de um grupo é necessário haver semelhanças ou se adaptar as regras estabelecidas, como em um grupo familiar ao qual em sua organização, tem o provedor

Passo 3

3.1

brasil.elpais.com/brasil/2014/10/14/ciencia/1413308945_039014.htm

3.2

Um estudo adverte sobre os riscos do uso excessivo de bebidas energéticas

A combinação dessas bebidas com álcool e seu uso por adolescentes são os principais perigos relatados por pesquisadores da OMS

AUTOR - DANIEL MEDIAVILLA  

Durante os anos posteriores à Segunda Guerra Mundial, as anfetaminas, que mantiveram acordados os soldados, foram muito difundidas entre a população do Japão e dos Estados Unidos. Quando os governantes retiraram esses estimulantes do mercado legal, nos anos cinquenta, surgiu um espaço de negócio que logo seria ocupado. Em 1962, a companhia Taisho introduziu o Lipovitan D, uma bebida energética com alto conteúdo de taurina e cafeína. Nos anos oitenta, os executivos japoneses o adotaram como combustível para manter um ritmo absurdo de trabalho e o produto era anunciado mostrando homens de negócios muito bem dispostos assinando contratos em todo o mundo.

Nos últimos anos, as bebidas energéticas aumentaram sua popularidade e são utilizadas para relevar o cansaço do trabalho diário ou as longas noites de festa.

Segundo um estudo de 2013 da Agência Europeia de Segurança Alimentar (EFSA, na sigla em inglês), 30% dos adultos, entre 18 e 65 anos, 68% dos adolescentes, entre 10 e 18 anos, e 18% das crianças, entre 3 e 10 anos, consomem bebidas energéticas pelo menos uma vez por ano. Além disso, 11% dos consumidores adultos e 12% dos adolescentes consumiram mais de um litro desse tipo de bebida em um só dia.

Agora, uma equipe de pesquisadores que trabalha no Escritório Regional para a Europa da Organização Mundial da Saúde (OMS) adverte que o aumento do consumo de bebidas energéticas pode causar um problema de saúde pública. Segundo os autores, uma revisão de artigos científicos publicados sobre os efeitos do consumo excessivo desse tipo de produtos sugere que “a preocupação da comunidade científica e do público sobre os potenciais efeitos negativos para a saúde de um aumento do consumo de bebidas energéticas é válido em linhas gerais”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (159.9 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com