TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revisão de Etica

Por:   •  11/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.434 Palavras (6 Páginas)  •  498 Visualizações

Página 1 de 6

Revisão em ética

1.De acordo com o Capítulo 1 do Código de Ética Profissional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, sobre as responsabilidades fundamentais do Fisioterapeuta, CITE 4 parágrafos desse capítulo.

Artigo 1º- O Código de Ética e Deontologia da Fisioterapia tratam dos deveres do fisioterapeuta, no que tange ao controle ético do exercício de sua profissão, sem prejuízo de todos os direitos e prerrogativas assegurados pelo ordenamento jurídico. 
§ 1º: Compete ao Conselho Federal de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional zelar pela observância dos princípios deste código, funcionar como Conselho Superior de Ética e Deontologia Profissional, além de firmar jurisprudência e atuar nos casos omissos.
§ 2º: Compete aos Conselhos Regionais de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional, em suas respectivas circunscrições, zelar pela observância dos princípios e diretrizes deste código e funcionar como órgão julgador em primeira instância.
§ 3º: A fim de garantir a execução deste Código de Ética e Deontologia da Fisioterapia, cabe aos inscritos e aos interessados comunicar e observar as normas relativas ao Código de Processo Ético, para que os Conselhos Regionais e Federal de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional possam atuar com clareza e embasamento, fatos que caracterizem a não observância deste Código de Ética.  

2.Com base no código de ética profissional do fisioterapeuta, cite 7 artigos.

1.Artigo 4º- O fisioterapeuta presta assistência ao ser humano, tanto no plano individual quanto coletivo, participando da promoção da saúde, prevenção de agravos, tratamento e recuperação da sua saúde e cuidados paliativos, sempre tendo em vista a qualidade de vida, sem discriminação de qualquer forma ou pretexto, segundo os princípios do sistema de saúde vigente no Brasil.

2.Artigo 5º - O fisioterapeuta avalia sua capacidade técnica e somente aceita atribuição ou assume encargo quando capaz de desempenho seguro para o cliente/paciente/usuário, em respeito aos direitos humanos.


3.Artigo 6º - O fisioterapeuta protege o cliente/paciente/usuário e a instituição/programa em que trabalha contra danos decorrentes de imperícia, negligência ou imprudência por parte de qualquer membro da equipe de saúde, advertindo o profissional faltoso.

4.Artigo 7º - O fisioterapeuta deve comunicar à chefia imediata da instituição em que trabalha ou à autoridade competente, fato que tenha conhecimento que seja tipificado como crime, contravenção ou infração ética.

5.Artigo 8º - O fisioterapeuta deve se atualizar e aperfeiçoar seus conhecimentos técnicos, científicos e culturais, amparando-se nos princípios da beneficência e da não maleficência, no desenvolvimento de sua profissão, inserindo-se em programas de educação continuada e de educação permanente.

6.Artigo 9º - Constituem-se deveres fundamentais do fisioterapeuta, segundo sua área e atribuição específica:

7.Artigo 2º - O profissional que infringir o presente código, se sujeitará às penas disciplinares previstas na legislação em vigor.

3.A cerca da relação entre ética e moral, caracterize as duas.

Ética- é o estudo da moral

Moral- são os valores adquiridos pela cultura do homem que o faz racional, e o faz diferenciar o que é justo e injusto.

4.A Bioética e a Fisioterapia são conhecimentos recentes, desenvolvidos na segunda metade do século passado, que se consolidaram rapidamente. Na atualidade, são áreas de conhecimento reconhecidas e consagradas nos meios clínicos, científicos e sociais. Explique sobre as formas de refletir sobre bioética na área.

Um dos princípios da bioética é o estudo sistemático da conduta humana na nossa área. A forma na qual o profissional lida com o paciente é um fator muito importante, pois deve haver a bioética.

5.O exercício da fisioterapia, como de qualquer outra profissão de saúde, é permeado por diversos conflitos éticos. Cite 6 dilemas da nossa área.

1. Autonomia, cada pessoa tem o direito de governa a si próprio e suas decisões devem ser respeitadas.

2. Beneficiar, necessidade de buscar sempre o fazer bem para as pessoas.

3. Não maleficência, cuidado nas interversões para não causar danos.

4. Justiça principio da equidade, onde e necessário distribuir os benefícios, risco e custos de forma justas.

5. Permitir que o paciente sofra preconceitos, ou por não poder fazer devido a conceitos religiosos por trabalhar de forma errada de medo do que possa acontecer.

6. Não trabalhar com interdisciplinaridade.

6.Cite 4 competências do COFFITO.  (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional).

1. exercer função normativa e o controle ético, científico e social do exercício da fisioterapia e da terapia ocupacional em todo território nacional;

2.Baixar todos os atos normativos necessários à correta interpretação e execução da Lei nº 6.316/1975;

3.Supervisionar e Fiscalizar o exercício profissional das profissões em todo o território nacional, estimulando e zelando pelo prestígio e bom nome daqueles que a exercem, através do estabelecimento de princípios de controle, capazes de fundamentar a promoção de uma assistência profissional independente, científica, ética e resolutiva;


4.Funcionar como Tribunal Superior de Ética nas demandas que envolvam profissionais Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais.

7.Cite 4 competências do Crefito.(Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.)

1.Funcionar como Tribunal de Ética nas demandas que envolvam profissionais Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais; 

2.Expedir a carteira de identidade profissional e o cartão de identificação aos profissionais registrados;

3.Promover a cobrança das anuidades, multas, taxas e emolumentos administrativos ou quando for o caso, judicialmente;

4.Arrecadar anuidades, multas, taxas e emolumentos que compõem sua receita para efetivação de seus objetivos, repassando ao Conselho Federal sua cota, parte determinada na legislação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (123.4 Kb)   docx (749.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com