TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociedade dos Poetas Mortos

Por:   •  8/8/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.246 Palavras (5 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 5

A partir das possibilidades do cinema na sala de aula, apresentadas no curso de Extensão Cinema na Sala de Aula: Uma Pedagogia Audiovisual, selecione um filme ou documentário, assista-o, forneça as informações pedidas e responda as questões a seguir, direcionadas às eventuais atividades em sala de aula em diferentes níveis educacionais.

1. Título do filme/documentário.

Dead Poets Society (original)

Sociedade dos Poetas Mortos (tradução)

2. Direção.

Dirigido por Peter Weir.

3. Ano de produção.

Foi produzido em 1989.

4. Sinopse oficial.

O filme se passa em 1959, em uma tradicional escola norte-americana apenas para garotos. Guiada por 4 grandes princípios (tradição, honra, disciplina e excelência), a Academia Welton se orgulha de formar grandes líderes numa sociedade em que os pais tinham enorme influência na escolha profissional dos filhos.

Nesse contexto, um novo professor, John Keating, confronta os ideais conservadores da instituição, que pouco valoriza expressões artísticas e limita a liberdade dos estudantes.

Keating estimula o pensamento crítico e autônomo dos jovens e os ajuda a enxergar o mundo de um ponto de vista diferente, perseguindo suas paixões e assumindo as rédeas das próprias vidas.

Dessa forma, tenta acabar com a passividade frente a um sistema autoritário que não permite que reflitam sobre suas trajetórias e desejos.

Além disso, a partir da temática do carpe diem, o professor desperta nos alunos a vontade de se descobrirem e aproveitarem a vida.

Certo dia, um deles fica sabendo que o professor havia sido aluno da Academia e participara de um grupo chamado “Sociedade dos Poetas Mortos”. Ao ser questionado sobre o assunto, Keating explica se tratar de uma espécie de clube de alunos que se reuniam para ler poesia. Inspirados pela ideia, os jovens decidem fazer o mesmo.

Entre as leituras nos encontros noturnos em uma caverna próxima à escola, cada um se depara com novos sentimentos, sonhos e características que até então não conheciam sobre si mesmos.

Em meio a aulas intrigantes, leituras inspiradoras e descobertas conflituosas, uma série de consequências acomete os personagens. Entretanto, ao final, fica claro o reconhecimento dos alunos ao professor e a perpetuação do seu legado, que ensinou aos jovens a possibilidade de encarar o mundo de uma maneira nova.

5. Qual o tema do filme/documentário? O que os realizadores do mesmo tentaram contar? Eles conseguiram passar a sua mensagem? Justifique a sua resposta.

O gênero do filme é o drama e o tema central no qual o filme gira é a relação entre um professor, recém-contratado, e seus alunos. Mostra uma ideia de educação que vai na contramão do convencional e tradicional.

6. Você assimilou/aprendeu alguma coisa com esse filme/documentário? O quê?

Sim. Foi possível aprender que é preciso ter empatia com os outros, mas principalmente o professor na relação com seus alunos. Que os alunos têm seus próprios desejos, anseios e interesses, e devem ser levados em conta na hora de ensinar.

7. Algum elemento do filme/documentário não foi compreendido?

Todos os elementos foram assimilados, apreendidos e compreendidos.

8. Do que você mais gostou nesse filme/documentário? Por quê?

Gostei muito de duas cenas em particular. Primeiramente uma em que o professor pede que os alunos rasguem (retirem) do livro uma página, o prefácio, que tentava definir o que é poesia. Essa cena é brilhante, pois poesia não tem que ter necessariamente uma métrica, uma cadência, uma geometria etc. Ela tem que transmitir sensação, sentimento, emoção, crítica. E a segunda cena foi quando o professor pede que os alunos subam em cima de sua mesa para que tenham uma nova perspectiva. Isso é interessante na medida que precisamos sair da nossa zona de conforto, da “mesmice”, para conseguir ver as mesmas coisas de maneira diferente. E até mesmo ver coisas que não conseguíamos.

9. Selecione uma sequência protagonizada por um dos personagens do filme/ documentário, analise e explique qual a sua motivação dramática. Como a sua motivação se relaciona com o tema do filme?

Uma cena muito dramática é o suicídio de um dos alunos e membro da “Sociedade dos Poetas Mortos”. Esse personagem tem o sono de ser ator, porém esse desejo é sufocado pelos anseios dos pais, que não querem. Essa sequência relaciona-se com o filme na medida que se torna o clímax. E por mostrar o desespero de um jovem que diante da impossibilidade de viver seu sono, sua vocação preferiu se matar.

10. Analise o uso da música no filme/documentário. Ela conseguiu criar um clima correto para a história? Como você usaria a música nesse filme?

A trilha sono do filme é composta pelas seguintes músicas e canções, muito excepcionalmente bem selecionadas.

1-Water Music, Suite III in D – Stuttgarter Kammerorchester

2-Symphony No. 9 – Fritz Reiner

3-Piano Concerto No. 5 in E Flat Major, OP. 73 ‘Emperor’ – Wilhelm Kempff

4-Rainbow Voice – David Hykes

5-The Fields of Athenry

6-The Battle of New Orleans

7-Let’s

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (47.9 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com