TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tendências da comunicação entre marcas e consumidores

Por:   •  29/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  629 Palavras (3 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 3

FMU – Faculdades Metropolitanas Unidas

Pós Graduação em Comunicação e Marketing

Disciplina Inovação e Tendências em Mídias Digitais

Professor Danilo Queliconi

Aluna Mariana Furlan Kohara

Atividade N2:

A) Com base no cenário atual e nas novas perspectivas para a tecnologia que tipo de inovação seria interessante para que uma marca nova prospere.

B) Quais as principais competências necessárias ao desenvolvimento de novas ofertas para os consumidores.

TEDÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO ENTRE MARCAS E CONSUMIDORES

Sabemos que nos últimos anos e principalmente na última década, a internet, as inovações tecnológicas e a maneira como a sociedade vem se comunicando sofreu drásticas modificações e a cada dia essas mudanças ocorrem de maneira mais acelerada. Todos os dias somos expostos a novas redes socias, novos produtos, novas tendências de app, canais de stream, marcas, informações.

Muitas vezes o que era novidade ontem, hoje já não é mais, e coisas novas sempre estão surgindo para suprir a demanda do excesso de informações e mudanças comportamentais da sociedade.

Por isso o mercado além de se inovar, vem se adaptando a essa realidade social e cultural que se instalou no cotidiano dos consumidores.

As mídias digitais como a internet e as redes sociais, trouxeram uma oportunidade para produtos e marcas irem além da comunicação de massa, que estávamos acostumados com a televisão e o rádio, e a comunicação agora pode ser mais específica e trabalhada para determinados grupos sociais. Também podem comunicar dessa maneira mais direcionada os valores agregados de tal marca, suas ideias, sua filosofia e estabelecer um vinculo afetivo e psicológico com os consumidores.

O consumidor agora não apenas absorve informações de maneira passiva e compra produtos utilitários para sua vida. Ele interage através das redes sociais (Facebook, Instagram, Whatsapp, etc) diretamente com as marcas, ele consegue opinar, produzir conteúdos de resposta, criticar, sugerir e influenciar outras pessoas a consumirem tal produto/marca.

Portanto, o mercado (uma empresa, marca) se quiser permanecer ativo e presente na vida dos consumidores, ele têm que conhecer esses consumidores, o comportamento e grupos sociais ao qual eles pertencem. E para isso tem que estar ciente das tendências em comunicação nas mídias, nas redes e sempre estar se inovando para atender as novas demandas e necessidades do sistema mercadológico e consumidores. Além de manter e usufruir dessa comunicação direta e interativa que as redes sociais proporcionam. Utilizando como uma grande ferramenta a troca experenciada entre clientes e marca.

 Observamos também que atualmente há uma forte tendência em dois polos tecnológicos que estão perpetuando ao longo dos anos, que são: as redes sociais e os canais de stream. E os dois têm interagido e complementado um ao outro. Acredito que possa ser uma nova tendência a junção desses dois pólos, e que as pessoas possam trocar cada vez mais as experiências compartilhadas em um, com as experiências compartilhadas do outro. Ou seja, tenho visto uma aptidão social em trocas de experiências individuas com as mídias, compartilhadas de maneira coletivas e que se instauram em grupos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (59.3 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com