TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÉTICA AUTODESENVOLVIMENTO

Por:   •  9/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.483 Palavras (6 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 6

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]

Disciplina: Ética e Relações Humanas no Trabalho

Curso:Tecnólogo em Logística

Unidade de Ensino:Anhanguera – São José

Nome

LUIZ HENRIQUE ATHANAZIO

RA

9099485582

Atividade de Autodesenvolvimento


Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 4]

Nome da Disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho

Curso:Tecnólogo em Logística

Unidade de Ensino:Anhanguera – São José

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho,apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.


[pic 5]

O PROFISSIONAL E SEUS VALORES

Dois personagens sempre estarão presentes em uma relação de trabalho: empresa e empregado. Ambos têm responsabilidades particulares e devem cumpri-las para que a relação seja sadia.

De acordo com CHIAVENATO (2014, p. 93):

Para se conhecer uma empresa, deve-se compreender também o contexto no qual está inserida. O ambiente representa todo o universo que envolve externamente a empresa; é tudo aquilo que está situado fora dela. O ambiente é a própria sociedade que, por sua vez, é constituída de outras empresas e organizações, clientes, fornecedores, concorrentes, agências reguladoras, etc. as empresas não vivem no vácuo, não estão isoladas nem são totalmente autossuficientes, mas funcionam dentro de um contexto do qual dependem para sobreviver e crescer.

Além do ambiente externo, é importante olhar e refletir sobre o ambiente interno nas empresas. Por mais tecnológica que ela seja, ou mecanizados sejam os seus processos, sempre haverá a presença de pessoas no desenvolvimento de suas atividades.

Hoje no meio corporativo há uma valorização do trabalho humano e por isso, algumas vezes, o comportamento do profissional influencia mais na decisão de uma promoção ou demissão do que seu conhecimento.

De acordo com FERRAZ (2011)

Diversos são os motivos que levam as empresas a demitirem seus funcionários. Uma pesquisa realizada pela Catho, em 2009, com 12.122 profissionais de empresas privadas de todo o Brasil, revelou os principais fatores para a demissão no país. Segundo o levantamento, dentre as cinco primeiras razões, três estão relacionadas à personalidade.

O estudo aponta que, além dos motivos relacionados à incompetência e à falta de resultados, também estão as questões comportamentais, como o mau relacionamento com o grupo, falta de dinamismo e inaptidão para a liderança.

O comportamento organizacional estuda“como as pessoas agem dentro das organizações, seja como indivíduos, seja em grupos. Ele busca identificar as formas pelas quais as pessoas podem agir de maneira mais eficaz”. (NEWSTROM, 2011, p. 3). E é o comportamento organizacional e tudo o que resulta que ajudará na decisão de escolher uma profissão, permanecer na empresa, ou mudar de carreira.

Essa tríade de ambiente, empresa e colaborador é muito sensível à mudança e para facilitar o relacionamento entre os personagens, é fundamental que a empresa exponha o que ela espera do empregado, seus objetivos e que então o profissional tome suas decisões em relação aos valores que possui, com os da empresa e alinhe-os quando necessário, ou busque outra empresa que se encaixe, ou à qual deseja se adequar.

A empresa objeto de estudo deste trabalho é a Petrobras, empresa brasileira produtora e refinadora de petróleo e que também trabalha com gás natural, entre outros produtos. Ela define sua missão e visão como :

MISSÃO:Atuar na indústria de petróleo e gás de forma ética, segura e rentável, com responsabilidade social e ambiental, fornecendo produtos adequados às necessidades dos clientes e contribuindo para o desenvolvimento do Brasil e dos países que atua.

VISÃO 2030: Ser uma das cinco maiores empresas integradas de energia do mundo[1] e a preferida dos seus públicos de interesse. (grifos pessoais)

Conhecendo o que a Petrobras faz e o que ela busca com o seu trabalho, a organização também apresenta seus valores e comenta sobre o que eles significam:

Nossas ações e negócios se orientam por valores que incentivam o desenvolvimento sustentável, a atuação integrada e a responsabilidade por resultados, cultivando a prontidão para mudanças e o espírito de empreender, inovar e superar desafios.

  1. Desenvolvimento Sustentável
  2. Integração
  3. Resultados
  4. Prontidão para Mudanças
  5. No Empreendedorismo e Inovação
  6. Ética e Transparência
  7. Respeito à Vida
  8. Diversidade Humana e Cultural
  9. Pessoas
  10. Orgulho de ser Petrobras[2]

Percebe-se que a empresa valoriza o desenvolvimento, o trabalho em grupo, respeitando a diversidade cultural além de desejar a presença de ética e transparência em suas atividades.

Um perfil profissional que não estaria alinhado com os valores e objetivos da Petrobras descreveria uma pessoa que preconceituosa em relação à religião, raça ou classe social, que não se importa em usar de propina ou meios ilegais para conseguir um contrato, que está despreocupado com a segurança da realização das atividades da empresa, por exemplo, não fornecendo equipamentos de proteção individual e coletiva, ou legislação ambiental oferecendo riscos ao meio ambiente e não aceita mudanças de cargos, processos ou cultura interna.

As consequências do uso de meios ilícitos para alcance dos objetivos da empresa, profissionais e pessoais são severas. Além de sofrer as punições legais, outros personagens podem ter sua imagem alterada, ou seja, um fornecedor que age de forma correta pode ser abordado como suspeito de praticar as mesmas atividades ilícitas de seu cliente em uma investigação e até provar que não está envolvido, a confiança na marca já foi atingida.

Um exemplo desse desalinho entre valores da empresa e valores pessoais está estampado nos noticiários: um escândalo envolvendo alta cúpula política e administrativa da Petrobras. Segundo o jornal FOLHA DE SÃO PAULO (2014):

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (155.8 Kb)   docx (345.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com