TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANTROPOLOGIA DO HOMEM

Por:   •  11/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  459 Palavras (2 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Nome . Jeniffer Torres da Silva    RA; 315791

1 - Quais relações você poderia estabelecer entre a Antropologia e a sua área de atuação profissional?

2 - Segundo o texto que acabou de ler, quais são os aspectos e objetivos mais relevantes da Antropologia?

3 - Pesquise qual seria um bom significado da palavra "cultura” em seu sentido antropológico.

  1. Neste sentido, a arquitetura trata destacadamente da organização do espaço e de seus elementos: em última instância, a arquitetura lidaria com qualquer problema de agenciamento, organização, estética e ordenamento de componentes em qualquer situação de arranjo espacial. No entanto, normalmente a arquitetura associa-se diretamente ao problema da organização do homem no espaço (e principalmente no espaço urbano). A arquitetura como atividade humana existe desde que o homem passou a se abrigar das intempéries. Uma definição mais precisa da área envolve todo o design (ou seja, o projeto) do ambiente construído pelo homem, o que engloba desde o desenho de mobiliário (desenho industrial) até o desenho da paisagem (paisagismo), da cidade (planejamento urbano e urbanismo) e da região (planejamento regional ou Ordenamento do território). Neste percurso, o trabalho de arquitetura passa necessariamente pelo desenho de edificações (considerada a atividade mais comum do arquiteto), como prédios, casas, igrejas, palácios, entre outros edifícios. Segundo este ponto de vista, o trabalho do arquiteto envolveria, portanto, toda a escala da vida do homem, desde o manual até a urbana.
  1. O período que se sucede à experiência americana, ocorrida durante a II Grande Guerra e durante a ditadura de Vargas, foi ainda mais "aplicado" , a Antropologia veio a se definir como uma ciência mais vasta do homem em seus quadros de natureza e cultura. Mas, assim considerada, a Antropologia não existia como disciplina de estudo nos currículos universitários do Brasil. Os estudos de antropologia física constituíam apenas atividades subsidiárias ou aplicadas, enxertadas nas faculdades de medicina, onde se fragmentavam em várias disciplinas, como anatomia e fisiologia humanas, medicina legal e identificação, a biotipologia ou constitucionalista. No texto nota-se que a ciência estuda, principalmente, os costumes, crenças, hábitos e aspectos físicos dos diferentes povos que habitaram e habitam o planeta. Portanto, os antropólogos estudam a diversidade cultural dos povos.
  1. A cultura e uma palavra, de um termo vasto e complexo, englobando vários aspectos da vida dos grupos humanos. Embora meu pensar com relação a cultura e antropologia, e aquele todo complexo que inclui o conhecimento ,as crenças, a arte a moral e a lei. Os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo homem, como membro da sociedade. Portanto digamos que a cultura, e a forma ou jeito, comum de viver a vida cotidiana, como herança genética, e mais o resultado da inserção do ser humano em determinados  contextos sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (56.3 Kb)   docx (242.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com