TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atitude Filosófica E A Origem Da Filosofia

Pesquisas Acadêmicas: A Atitude Filosófica E A Origem Da Filosofia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  993 Palavras (4 Páginas)  •  2.532 Visualizações

Página 1 de 4

1.

“Imagina homens que vivem numa espécie de morada subterrânea, em forma de caverna, que possui uma entrada que se abre em toda a largura da caverna para a luz; no interior dessa morada eles estão, desde a infância, acorrentados pelas pernas e pelo pescoço, de modo a ficarem imobilizados no mesmo lugar, só vendo o que se passa na sua frente, incapazes, em virtude das cadeias, de virar a cabeça. Quanto à luz, ela lhes vem de um fogo aceso numa elevação ao longe, atrás deles. Ora, entre esse fogo e os prisioneiros, imagina um caminho elevado ao longo do qual se ergue um pequeno muro, semelhante ao tabique que os exibidores de fantoches colocam à sua frente e por cima dos quais exibem seus fantoches ao público.”

1. A televisão se transformou na “caverna moderna” por aprisionar os homens nas sombras, apartados do mundo real.

2. Muitas pessoas abrem mão de viver a vida real absorvendo passivamente a “realidade” trazida para dentro de suas casas pela televisão em substituição ao mundo verdadeiro.

3. A casa que vivemos hoje pode ser comparada à caverna de Platão. E nosso mundo das sombras agora é projetado pelos aparelhos de televisão.

Comentário sobre a resposta correta: Estas são as opções corretas, já que as duas imagens apresentam a televisão como sendo a substituta das sombras projetadas em substituição ao mundo real que existe lá fora.

2.

O filósofo alemão Friedrich Nietzsche (1844-1900), talvez o pensador moderno mais incômodo e provocativo, influenciou várias gerações e movimentos artísticos. O Expressionismo, que teve forte influência desse filósofo, contribuiu para o pensamento contrário ao racionalismo moderno e ao trabalho mecânico, através do embate entre a razão e a fantasia. As obras desse movimento deixam de priorizar o padrão de beleza tradicional para enfocar a instabilidade da vida, marcada por angústia, dor, inadequação do artista diante da realidade.

Das obras a seguir, a que reflete esse enfoque artístico é:

O grito. Edvard Munch – Museu Munch, Oslo. Disponível em: <http://www.sabercultural.org/template/obrasCelebres/O-Grito-Edvard-Munch.html>. Acesso em 07 fev. 2013.

Comentário sobre a resposta correta: Esta é a opção correta já que através dessa obra de Edvard Munch é possível perceber o grande sofrimento, a angústia frente à realidade. A tela “O grito” foge ao padrão de beleza tradicional que é uma característica marcante do Expressionismo.

3.

(ENADE 2011)

Não brota do individual, mas da ideia. Acima do homem como ser gregário ou como suposto eu autônomo, ergue-se o Homem como ideia. A ela aspiram os educadores gregos, bem como os poetas, artistas e filósofos. Ora, o Homem, considerando na sua ideia, significa a imagem do Homem genérico na sua validade universal e normativa. Como vimos, a essência da educação consiste na modelagem dos indivíduos pela norma da comunidade. Os gregos foram adquirindo gradualmente consciência clara do significado desse processo mediante aquela imagem do Homem, e chegaram por fim, através de um esforço continuado, a uma fundamentação, mais segura e mais profunda que a de nenhum povo da Terra, do problema da educação.

JAEGER, W. W. Paideia: a formação do homem grego. Tradução: Artur M. Pareira. 2 Ed. São Paulo: Martins Fontes, 1989, p. 10 - 11.

I. A educação grega se distinguia da educação da maioria dos povos que a antecederam por considerar a razão como instrumento a serviço do próprio homem.

II. A filosofia era ensinada na Grécia e abrangia os mais diversos tipos de conhecimento, que se estendia pela matemática, astronomia, física, biologia, ética, entre outros.

Comentário sobre a resposta correta: A educação grega trazia o estudo da filosofia através dos variados tipos de conhecimento em áreas como ética, biologia, matemática, astronomia, física etc. Além disso, a educação grega se diferenciava da educação da maioria dos povos que a antecederam por levar em conta a razão como importante instrumento que deveria estar a serviço do homem.

4.

Marilena Chauí (2012) afirma que a Filosofia é tipicamente grega

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com