TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTRIBUIÇÃO DA FILOSOFIA PARA EDUCAÇÃO

Por:   •  3/5/2021  •  Resenha  •  392 Palavras (2 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 2

Segundo Edson Marques, durante a Idade Média a Filosofia ficava estagnada por causa da Igreja e somente a partir do Renascimento, muda-se a ação do filosofar medieval para uma Filosofia Moderna, tratando de questões tais como o homem, a natureza e a sociedade.

A Filosofia não faz juízos de realidade, como a ciência, mas juízos de valor. Isto significa que filosofar é ir além do que é, é buscar entender como deveria ser, julgar o valor da ação, ir em busca do significado Filosofia propriamente surge quando um pensar torna-se objeto de uma reflexão (CUNHA,1992).

A Filosofia é uma disciplina que tem como característica o pensamento lógico, o pensamento reflexivo, o pensamento crítico, o pensamento criativo que ajuda o homem a aprender a pensar por si mesmo, tornando-o mais autônomo, com capacidade de discernimento pessoal e ao mesmo tempo interagindo e cooperando com o meio em que está inserido.

Mas não só de crítica e criatividade vive o pensamento filosófico, temos de orientar nossos estudantes, fazer com que eles reflitam sobre os conhecimentos adquiridos, não ater-se somente aos livros didáticos e aceitá-los como verdade única mas buscar outras formas de aprendizado.

A dimensão filosófica na educação é inquestionável. Afinal, o papel do educador se compara à função de um filósofo, que tem a tarefa de instigar (em si mesmo e nos outros) o pensamento reflexivo e crítico em relação aos problemas que a realidade vivida apresenta, a fim de encontrar soluções racionais e eficazes para tais questionamentos.

A filosofia se mostra imprescindível na formação do educador, pois oferece a ele métodos para analisar profundamente a complexidade dos problemas educacionais e a contribuição das diferentes disciplinas pedagógicas para o desenvolvimento intelectual dos alunos. Pode-se dizer também que ela exerce enorme influência no processo de ensino-aprendizagem promovido nas escolas, estimulando a curiosidade, a reflexão e o pensamento crítico dos estudantes.

Referências Bibliográficas:

  • O papel social do professor: uma contribuição da filosofia da educação e do pensamento freireano à formação do professor

           Maria José Ferreira Ruiz 

  • CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA PARA A EDUCAÇÃO Demerval Saviani

  • CUNHA, J. Auri. Filosofia; iniciação à investigação filosófica. São Paulo: Atual, 1992. FREIRE, Roberto de B.          

  • Edson Marques -A CONTRIBUIÇÃO DA FILOSOFIA – Recanto das      Letras - Reeditado em 26/06/2009

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (33.6 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com