TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Disciplina Filosofia da Mente e Linguagem

Por:   •  14/9/2022  •  Abstract  •  872 Palavras (4 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Estadual Do Maranhão

Curso :Licenciatura em Filosofia

Disciplina Filosofia da Mente e Linguagem

Adelle serislan santos do nascimento

14/07/22               Fichamento Filosofia da mente “O dualismo das substâncias e outros dualismos”

LECLERC,Andre. Filosofia da mente. O dualismo das substâncias e outros dualismos

Pag.

Citação

Contextualização

45

“O dualismo das substâncias e outros dualismo”

 Criado por descarte ,o dualismo é termo religioso e filosófico que admite a coexistência duas realidades contrárias entre si:o espírito e matéria, o corpo e a alma, o bem e o mal,estando ambos em eterno conflito.

45

“Os racionalistas acreditam nas ideias inatas como fonte de conhecimento, enquanto os empiristas negam que haja na mente ideias ou princípios inatos

 Para os filósofos racionalistas, todo o conhecimento que advém da experiência prática (empírica) deve ser rejeitado, pois é passível ao erro e pode nos enganar. Acreditam que todo e qualquer conhecimento que se julgue correto deve partir apenas do raciocínio puro.

46

“Mas,eu,que duvido de tudo isso, não posso não existir,pois duvidar é pensar ,e para pensar é preciso ser;se penso existo. Cogito, ergo sum (penso, logo eu sou, existo).”

 Esse “eu” é puro pensamento, uma res cogitans (um ser pensante).Portanto, é como se dissesse:”existo enquanto penso”. Com essas primeira ideia, Descartes julga estar diante de uma ideia clara e distinta .

46

...“ou estar sob a influencia de um gênio  maligno muito poderoso ...penso logo existo”

 Nessa metáfora Descartes  evidenciar que nenhum pensamento por si mesmo traz garantias de corresponder a algo do mundo. Para Descartes o gênio maligno tenta enganar nossas mentes, a fim de conduzir-nos a uma crença na não existência do mundo, o que nos impele a, por nós mesmos, inferir o cogito a partir de nosso próprio esforço de pensamento por meio da dúvida hiperbólica.

47

“A mente ou intelecto é a verdadeira fonte de conhecimento para Descartes, e não os sentidos’’

 Para Descarte ,o sujeito era capaz de conhecer ,que chega á verdade indubitável do cogito e que se torna o autor de seus atos ,pela vontade livre . Ou seja razão é

 fonte de todo conhecimento real seguindo suas próprias interpretação. O sujeito de sua própria história.

 

47

“Nossos sentidos nos enganam de varias maneiras .E nossa imaginação é fraca”

 O Descarte afirma que como as coisas são inseguras ,devemos duvidar de tudo “Duvide de tudo ,menos da sua própria duvida”.

 

47

“(…) Deus criou todas as substancias (pensantes e extensas) também colocou em nós essas ideias inatas .”

Nascemos com ideias inatas ,segundo Descartes .Por exemplo :o conhecimento matemático e Deus .

48

Descarte formula mais uma prova da existência de deus ,conhecida como prova ontológica .A ideia de um ser perfeito;se um ser é perfeito deve ter s perfeição da existência, caso contrario lhe faltaria algo para ser perfeito .Portanto ,ele “Deus “existe .

25/07/22        Fichamento Filosofia da linguagem  Sobre o sentido e a referência

Gottlob Frege; Sobre o sentido e a referência

Pag.

Citação

Contextualização

“Sobre sentido e referencia”

 Nesse artigo ,Frege apresenta uma distinção sobre os conceitos de sentido e referente,fundamental para semântica formal

65

“A representação é subjetiva : a representação de um homem não é a mesma de outro.

 A representação é algo que foge dos sentidos e da referencia ,segundo ,Frege chama-se representação esta e subjetiva seja é subjetiva ,pois é a imagem formada em nossa mente (cabeça)

66-67

“Um nome próprio (palavra,sinal ,combinações de sinais ,expressão)exprime seu sentido e designa ou refere-se a sua referencia .Por meio de um sinal exprimimos seu sentido e designamos sua referencia “

 Por meio da linguagem referimos ao referente com seu  o nome próprio ou com aposto.

67

“Se substituímos uma palavra da sentença por outra que tenha a mesma referencia ,mas sentido diferente,isto não poderá ter nenhuma influencia sobre a referencia as sentença. No entanto ,vemos em tal caso que o pensamento muda;assim,por exemplo ,o pensamento as sentença “a estrela da manha  é um corpo iluminado pelo sol” é diferente da sentença “Estrela da tarde é um corpo iluminado pelo sol”.Alguém que não soubesse que Estrela da tarde é a estrela da manha poderia sustentar um pensamento como verdadeiro e outro como falso “

 O sentido sempre se dá relativamente a uma referência, no entanto, uma mesma referência pode possuir múltiplos sentidos, já que podemos ressaltar diferentes aspectos de um determinado objeto. Como no exemplo dado, podemos falar "planeta Vênus", "estrela da manhã", "estrela da tarde" para o mesmo objeto, no entanto, cada um dos termos ressalta um sentido específico que ele assume. Assim, podemos pensar que o sentido destaca algum tipo de característica de uma referência.

70

“Se o valor de verdade de uma sentença é sua  referencia ,então,por um lado,todas as sentenças verdadeiras tem a mesma referencia e, por outro ,o mesmo ocorre com todas as sentenças falsas.’’

 Se uma sentença for falsa ,as outras sentenças que se relacionam com essa sentença falsa elas também serão falsa .Ou então se as sentenças forem verdadeiras as demais sentenças que se relacionam vão ser verdadeiras .

Para MULLe e VIOTTI (2010,p.41) “conhecer as condições de verdade de uma sentença significa saber em que circunstancia ,no mundo ,aquela sentença pode ser verdadeira ou falsa”  Ou seja, se não conhecemos as condições em que uma sentença é verdadeira ,não conheceremos o seu significado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (80.7 Kb)   docx (579.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com