TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório da Visita a Escola Especial

Por:   •  22/8/2018  •  Relatório de pesquisa  •  816 Palavras (4 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 4

Relatório da Visita a Escola Especial

Local: Escola Primaria Completa Especial N° 3 Beira

Data: 24 e 31 de Maio de 2018

1.Introdução

No dia 24 e 31 de Maio foi realizada uma visita à Escola Primaria Completa Especial N° 3 Beira, no âmbito de acompanhar o trabalho feito pela nossa mentora Sara Charles.

Foi concedida uma sessão de esclarecimento sobre o tema do HIV e Sida, onde no primeiro dia a mentora trabalhou com 40 adolescentes e no segundo dia trabalhou com 17 adolescentes só no período de tarde.

2. Participantes

  • Chaquil Neves
  • Teresa Matanda
  • Sara Charles
  • Hélio Tembe (Parceiro JHpiego)

3. Avaliação

Relativamente à avaliação dos alunos, é de salientar que os alunos têm deficiência auditiva, sendo assim necessitam de uma atenção mais redobrada visto que devemos usar linguagem de sinais para a comunicação com os alunos. Deste modo a mentora utiliza outros métodos que permitem aos alunos perceberem melhor como leitura labial entre outros gestos.

Também não deixamos de verificar o material escolar dos alunos, falo de uniforme, cadernos, lápis, esferográfica entre outros, 80% dos alunos não dispõem de um uniforme condigno, cadernos lápis, etc. 90% dos alunos vivem fora da cidade, Inhamizua Dondo, Mafambisse etc, e isso implica eles saírem de casa as 9 horas para chegarem no horário certo à escola porque se perderem o transporte publico “TPB” irão perder as aulas.

Foi o que nos comoveu bastante e decidimos contribuir para comprar material escolar para os alunos do período da tarde, deste modo compramos 50 cadernos, 50 lápis, 50 esferográficas, dois estojos e um pacote de pipoca “Filo”.

4. Desenvolvimento

O encontro teve como principal objectivo de transmitir aos alunos o conhecimento sobre o vírus do HIV e Sida.

Teve a abertura com a mentora Sara Charles, onde começou por nos apresentar e abordou sobre o projecto Dreams, explicando a nossa abordagem e objectivo. Em seguida tivemos a oportunidade de conhecer cada adolescente.

 Foi abordado de uma forma mais clara possível o que é o HIV e Sida, como se prevenir e o seu tratamento, usando a linguagem de sinais e leitura labial o que chamou logo a atenção dos alunos.

Depois de abordar o tema deixamos um trabalho para que cada aluno fosse a casa e perguntasse os Pais os amigos, familiares o que entendem por HIV e Sida, onde prometemos que o aluno que o fizesse poderia ter a oportunidade de ganhar um presente.

No dia 31 voltamos a visitar a Escola Especial com objectivo de saber o que os alunos apreenderam e o que seus familiares sabiam a respeito do tema, tivemos 4 voluntários dois rapazes e duas raparigas onde explicaram o que perceberam sobre o HIV e Sida.

Desta forma tiveram oportunidade de ganhar dois estojos, um para os dois rapazes usarem juntos e outro para as duas raparigas usarem juntas.

Em seguida distribuímos caderno, lápis, esferográfica, e pipoca “Filo” para cada aluno que esteve presente e deixamos o resto do material na direcção para os alunos que não se fizeram presente no dia 31 de maio, deixamos 32 cadernos, 32 lápis, 32 esferográfica.


5. Conclusões

Esta escola poderá ser um modelo exemplar para outras escolas que não estão afectadas pelo projecto Dreams, pós nessa escola podemos encontrar ou criar várias histórias de sucesso visto que os alunos têm deficiência auditiva, é de parabenizar a mentora pós não é fácil trabalhar com adolescente com deficiência auditiva. Unanimes podemos ajudar mais esses adolescente, as crianças não pedem muito o pouco que fizemos foi o suficiente Para ver alegria em seus rostos e se fizéssemos mais? Afinal Dreams é todo nosso, juntos somos mais.        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (365.8 Kb)   docx (259 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com