TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE EDUCAÇÃO ESPECIAL ESCOLA INCLUSIVA

Por:   •  30/10/2018  •  Exam  •  1.156 Palavras (5 Páginas)  •  2.817 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Curso: Formação Pedagógica para Portadores de Ensino Superior  Turma: 2018/2 Semestre: 1º

Disciplina: Educação Especial e Escola Inclusiva

Professora: Georgia Borges

Polo: Unigran Capital

Acadêmico: Katiane Rossatte da S. Nunes RGM: 013.709

ATIVIDADE EDUCAÇÃO ESPECIAL ESCOLA INCLUSIVA

Sejam objetivos e claros nas suas respostas! Escreva seu entendimento, não copie textos da internet.


1- Leia o que a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva fala sobre a escolarização de pessoas com deficiências, e descreva as diferenças e semelhanças entre Educação Especial e Educação Inclusiva. (2.0)

Educação especial:

Diferença; A educação especial se diferencia principalmente no termo inclusão. Essa que atende apenas as crianças ou alunos com deficiências ou altas habilidades. Atua dentro das especificidades individuais de cada deficiência.

Semelhança; A educação especial e educação inclusiva trata as crianças com deficiência e habilidades especiais como seres iguais a todos os outros, percebendo-se o fato do planeta ter cerca de 7 bilhões de habitantes e nenhum dele serem iguais aos outros. Trata individualmente suas necessidades, porém não os impede de conviver com as crianças tidas como normais.

Educação Inclusiva:

Diferença; Já a educação inclusiva é onde as crianças convivem em um mesmo ambiente, sendo crianças com alguma deficiência ou não. Existe ai uma troca de conhecimento, ou seja, aquele que aprende mais rapidamente passa seu conhecimento ao outro.

Semelhança; Essa educação inclusiva é uma educação para todos, tem como principal objetivo reverter esse caminho de exclusão que essas crianças deficientes sofreram. Ambas têm como objetivos o acesso, a participação e a aprendizagem com deficiência, com transtornos globais do desenvolvimento e com altas habilidades nas escolas de ensino regular.

2- De acordo com Sassaki, (2012) os preconceitos em relação à inclusão poderão ser eliminados ou, pelo menos, reduzidos por meio das ações de sensibilização da sociedade e, em seguida, mediante a convivência na diversidade humana dentro das escolas inclusivas, das empresas inclusivas, dos programas de lazer inclusivo. Diante do exposto no vídeo “Wheels disponível em: https://youtu.be/pFuwUiHo-WI, elabore um texto reflexivo sobre a questão do preconceito e da adaptação da sociedade. (3.0)

O preconceito só existe por conta de uma sociedade desprovida de informações de como lidar diante das pessoas com algum tipo de deficiência. O primeiro passa para quebrar a barreira do preconceito é a mudança de atitude, aprendendo a conviver com diferenças em todos os âmbitos e buscar se adaptar a elas, para que as pessoas com deficiência sejam inclusas nas atividades cotidianas, de lazer e etc.

Enquanto as pessoas tiverem suas mentes fechadas, com pensamentos preconceituosos, que  por muitas vezes são construídos por falta de conhecimento especifico sobre o assunto ou falta de sensibilidade ao próximo, a inclusão será demorada, difícil, dolorosa e muita das vezes tardia..

 O vídeo sugerido pela atividade, mostra que uma atitude faz toda a diferença, basta dar o primeiro passo e esses servira de exemplo ao próximo, fazendo com que a sociedade entenda que todos temos direitos de ser feliz, participar das atividades independentemente das condições físicas, as  crianças do vídeo mostra também uma sociedade muito mais evoluída no aspecto da inclusão social.

3- De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015) disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm , elabore um texto de até 15 linhas respondendo as seguintes questões (3.0)

  1. O que é considerado deficiência?
  2. O que a lei define como “barreiras” e quais são elas?
  3. Qual é a função da escola no processo de inclusão?
  4. Descreva o que diz a lei em relação ao direito ao trabalho?

A deficiência física é definida como aquela que a pessoa tem restrições em longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual em contato com uma ou mais dificuldades, pode impedir a sua participação completa junto a comunidade e a sociedade.

 A lei define como barreira qualquer obstáculo, atitude ou comportamento que limite e impeça a participação das pessoas na sociedade, bem como desfrutar de seus direitos a acessibilidade, liberdade de ir e vir e de se expressar, entre outros. E essas barreiras são classificadas em: barreiras urbanísticas, arquitetônicas, nas comunicações e na informação, nos transportes, atitudinais e tecnológicas.

        A escola exerce papel muito importante nesse processo de inclusão, hoje as escolas buscam cada vez mais se aperfeiçoar para atender cada aluno com suas especificidades. Fazem um aprimoramento dos sistemas educacionais, um sistema educacional exclusivo em todos os níveis e modalidades, um projeto político pedagógico que institucionalize o atendimento educacional especializado, tem oferta de educação bilíngue, planejamento de estude de caso, com constante formação especializada de professores, entre outras.

        A lei diz que toda pessoa com deficiência tem direito de escolher o trabalho que desejar, e que o ambiente de trabalho seja acessível e inclusivo. E devem ser tratados igualmente a todos.  

4-Assista ao filme, leia as aulas da disciplina Educação Especial e Educação Inclusiva e a Lei 13. 146/15, e faça uma analise da metodologia utilizada pela escola comparada ao do professor substituto de artes do filme. Ele atende ao perfil de professor descrito na aula 6, por que?  (2,0)
Link do filme:  
http://www.youtube.com/watch?v=6rxSS46Fwk4

Resenha do filme disponível em: http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/20287/resenha-critica-do-filme-como-estrelas-na-t

           Sim, ele atende, pois   Ishaan era um menino que vivia com seus pensamentos longe de tudo que diziam a ele. Não focava sua atenção nas coisas consideradas normais por todos, vivia em seu mundo particular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (205 Kb)   docx (50.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com