TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO ESPECIAL ESCOLA INCLUSIVA

Por:   •  18/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.595 Palavras (7 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Curso: Pedagogia     Turma: 2018/1 Semestre: 8º

Disciplina: Educação Especial e Escola Inclusiva

Professora: Geórgia Borges

ATIVIDADE EDUCAÇÃO ESPECIAL ESCOLA INCLUSIVA


1- Assista ao filme, leia as aulas da disciplina Educação Especial e Educação Inclusiva
e  a Lei 13. 146/15, e faça uma analise da metodologia utilizada pela escola comparada ao do professor substituto de artes do filme. Ele atende ao perfil de professor descrito na aula 6, por que?  

[pic 2]

Link do filme:  http://www.youtube.com/watch?v=6rxSS46Fwk4

Resenha do filme disponível em: http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/20287/resenha-critica-do-filme-como-estrelas-na-t

Comentário: Professora que filme lindo, triste, realista, realmente muito emocionante. Eu adorei este filme nunca havia assistido, gostei do desenrolar da história, este me mostrou como devemos ter um olhar atendo em sala de aula com cada aluno, por se tratar de um filme legendado enquanto assistia eu ia lendo as legendas para minha filha em alguns momentos ela também se emocionou.

Resposta: Realmente o filme aborda uma realidade triste e preocupante que ainda vivemos nos dias de hoje, famílias e escolas que não estão preparadas para uma criança com necessidades especiais. Nos mostrando como é importante o professor estar preparado, ter um olhar carinhoso, estar atento com cada aluno para perceber mudanças de comportamento e dificuldades.

Como o filme nos conta, sem essa atenção a criança sofreu muito preconceito na escola, até mesmo por parte da família que não haviam percebido e não compreendiam o motivo da dificuldade em sua aprendizagem e concentração. Isso causou muito sofrimento à criança o deixando frustrado, triste.

A metodologia das escolas que Ishaan freqüentou não estavam preparados para recebê-lo, pois apenas se preocupavam com disciplina e rendimentos excelentes dos alunos. Já sob o olhar atendo do professor que percebeu o problema do menino, e que poderia ser superado com incentivo, dedicação e o uso de métodos diferentes adaptados que proporcionem a aprendizagem e superação, mostrou que sua deficiência não o tornava diferente, e também poderia ser destaque tanto quanto os outros alunos. Cada um tem o seu potencial, devemos respeitar e aceitar.

2-Comente quais são os direitos que a família de uma criança com deficiência poderia recorrer para garantir a educação do filho, qual lei garante esse direito, cite pelo menos um artigo da lei?

Resposta: A família é de suma importância na vida de qualquer criança principalmente de uma criança com deficiência, pois será seu suporte para a vida toda e como tal deve sim recorrer a todos os direitos de seu filho para garantir uma educação, aprendizagem, desenvolvimento e inclusão tanto escolar quanto socialmente. Direito a uma vida digna, a inclusão educacional e social, tratamento especializado de acordo com sua necessidade, medicamentos, próteses entre outros, todos assegurados por leis. Sendo dever de o estado garantir a criança ou adolescente, atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência.

A família tem seus direito assegurados por várias leis entre elas está a Lei n° 7853/89 da Constituição Federal, todos têm direito à educação, inclusive as pessoas com necessidades especiais. Onde diz em seu artigo.

- Art 1° Ficam estabelecidas normas gerais que asseguram o pleno exercício dos direitos individuais e sociais das pessoas portadoras de deficiência e sua efetiva integração social, nos termos dessa Lei.

Lei n° 13146 – Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI).

- Art 1° É instituída a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), destinada a assegurar e a promover em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando a sua inclusão social e cidadania. Citei algumas das leis e artigos que asseguram o direito da criança com necessidades especiais de freqüentar regularmente uma instituição de ensino para ter a oportunidade de aprender e conviver com outras crianças e pessoas.

   

3-Leia o que a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva fala sobre a escolarização de pessoas com deficiências, e preencha o quadro com as diferenças e semelhanças entre Educação Especial e Educação Inclusiva.

Diferenças

Semelhanças

Educação Especial

Sua diferença está em receber e atender crianças somente com deficiências, ou necessidades especiais, pois está em busca do desenvolvimento e potencialidades dos seus alunos com necessidades especiais, prontamente preparados com profissionais especializados, com isso seus alunos passam a integrar a proposta pedagógica da escola regular.

A semelhança está na busca de igualdade e condições para o acesso e permanência na escola.

Educação Inclusiva

Educação inclusiva deve acolher os alunos com necessidades especiais no ensino regular. O processo educativo é entendido como social onde todos tem o direito de aprender e participar juntos no processo de ensino e aprendizado sem qualquer discriminação apesar de suas diferenças.

Uma educação voltada para a cidadania global plena e livre de preconceito onde todos têm o direito e acesso a aprendizagem garantida por lei.

4- De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015) disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm , elabore um texto de até 15 linhas respondendo as seguintes questões.

  1. O que é considerado deficiência?
  2. O que a lei define como “barreiras” e quais são elas?
  3. Qual é a função da escola no processo de inclusão?
  4. Descreva o que diz a lei em relação ao direito ao trabalho?

Resposta:

Considera-se uma pessoa com deficiência aquela que tem algum impedimento de longo prazo de natureza física, com os impedimentos nas funções e nas estruturas do corpo; mental, intelectual ou sensorial, com os fatores socioambientais, psicológicos, pessoais e a limitação no desempenho de atividades, essas podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas restringindo sua participação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (203 Kb)   docx (91.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com