TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE EDUCAÇÃO ESPECIAL ESCOLA INCLUSIVA

Por:   •  28/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  913 Palavras (4 Páginas)  •  2.798 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADE EDUCAÇÃO ESPECIAL ESCOLA INCLUSIVA

PORTFÓLIO 1-

Acadêmica: Kátia Andréia de Arruda Gomes  053.9940

 

Sejam objetivos e claros nas suas respostas! Escreva seu entendimento, não copie textos da internet.

Assista ao filme, leia as aulas da disciplina Educação Especial e Educação Inclusiva
e  a Lei 13. 146/15, e responda as questões abaixo.


Resenha do filme disponível em:
http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/20287/resenha-critica-do-filme-como-estrelas-na-t

[pic 1]

Link do filme:  http://www.youtube.com/watch?v=6rxSS46Fwk4

1- Faça uma analise da metodologia utilizada pela escola comparada ao do professor substituto de artes do filme. Qual é o perfil do professor de artes, ele atende ao perfil de professor descrito na aula 6?  (2,0)
A escola utilizava de uma metodologia voltada apenas para a aprendizagem da leitura e escrita exclusivamente, sendo alfabetizados a qualquer custo, sem levar em consideração os problemas enfrentados pelos alunos, era considerada uma escola tradicionalista. Já o professor, utilizava de uma metodologia que respeitava as limitações do seu aluno, este professor foi capaz de perceber que seu aluno Ishan tinha dislexia e que os demais professores não eram capacitados para lidar com o mesmo, ele buscou meios para auxiliar seu aluno, acreditou que ele era capaz mesmo com suas limitações, lutou contra os princípios da escola que acreditava que o aluno possuía problemas comportamentais, e obteve resultados positivos, adequando suas atividades de acordo com as necessidades deste aluno e obteve resultados satisfatórios. Diante deste resultado a escola buscou rever seus conceitos e percebeu que as técnicas utilizadas pelo professor de artes deram certo.

2-Comente quais são os direitos que a família poderia recorrer para garantir a educação do filho e descreva quais são os sentimentos da família diante da situação de inclusão do filho? (aulas 3, 4 e 7 (Filme)  (1,5)

Toda a criança tem direito a educação. Ishann era um garoto que tinha dislexia, mas apesar de suas dificuldades o mesmo possuía algumas habilidades como a pintura, este aluno foi recebido em uma escola de ensino regular tradicionalista, que o via como um menino mal criado, quando na verdade o mesmo necessitava de um atendimento especializado, sua família não tinha conhecimento do seu problema, e quando soube do mesmo, houve certa resistência da família, quando poderia exigir e procurar ajuda especializada com profissionais capacitados para atender as necessidades pedagógicas deste aluno.

Os pais de Ishann acreditava que o mesmo não tinha interesse em aprender e queria contraria-los, não possuíam paciência e nunca tentaram entender o que realmente acontecia com seu filho, graças ao professor de artes o menino passou a ser visto de outra maneira, o educador percebeu em seu aluno suas habilidades e decidiu ajuda-lo mesmo que o diretor não acreditasse nesta proposta. O professor tinha um novo desafio de ajudar seu aluno, adequando suas propostas pedagógicas de acordo com as necessidades do mesmo, ele sabia que não seria fácil, mas era possível. Após o árduo trabalho do educador os resultados foram positivos e a família percebeu que seu filho era capaz de aprender mesmo com suas dificuldades, até mesmo a escola desacreditou no trabalho do professor e no potencial do seu aluno, por fim perceberam que ele era capaz de aprender e que os professores deveriam estar preparados para estes desafios.

3-Leia o que a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva fala sobre a escolarização de pessoas com deficiências (aula 4), e escreva a diferença entre Educação Especial e Educação Inclusiva. (1,5)

Educação Especial é uma modalidade de ensino que tem como principal objetivo o desenvolvimento das potencialidades de pessoas com necessidades especiais e que abrange os diferentes níveis do sistema de ensino. Este sistema garante adaptar as metodologias de ensino de acordo com as necessidades educacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (176.4 Kb)   docx (52.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com