TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FILOSOFIA E A VISÃO COMUM DO MUNDO

Monografias: A FILOSOFIA E A VISÃO COMUM DO MUNDO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  624 Palavras (3 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 3

LUIZ ALFREDO BORGES DE FREITAS JÚNIOR

A FILOSOFIA E A VISÃO COMUM DO MUNDO

Trabalho apresentado como parte integrante do processo de avaliação para a disciplina Língua Portuguesa, Redação e Comunicação Linguística.

BRASÍLIA-DF

2011

LÍNGUA PORTUGUESA, REDAÇÃO E COMUNICAÇÃO LINGUÍSTICA

Para falar e escrever corretamente tem-se que estudar a gramática. Sua finalidade é orientar e regular o uso da língua, estabelecendo um padrão de escrita e de fala baseado em diversos critérios.

É formada por sistema de normas, o qual dá estrutura à língua, definindo a língua padrão ou língua culta ou, ainda, norma culta.

Apesar de estar sempre evoluindo ocasionando uma diferença entre o que se usa efetivamente e o que fixam as normas, não justifica o descaso com a Gramática. Quem desconhece seus critérios, acaba tendo acesso limitado a todo um patrimônio cultural acumulado durante séculos pela humanidade.

A Sintaxe é a parte da gramática que estuda a disposição das palavras na frase, das frases no discurso e a relação lógica das frases entre si. Para que ela se torne compreensível ao ser emitida elas precisam ser relacionadas e combinadas entre si. Ela é essencial para combinação satisfatória das múltiplas possibilidades que existem entre palavras e orações.

Para melhor ser entendida e estudada, tem divisões e subdivisões: Análise Sintática, Termos Essenciais da Oração, Termos Integrantes da Oração, Termos Acessórios da Oração - Aposto, Período Composto, Coordenação, Subordinação, Coordenação e Subordinação, Orações Reduzidas, Estudo Complementar do Período Composto, Sintaxe de Concordância, Sintaxe de Regência, Sintaxe de Colocação, Emprego da Crase.

APOSTO

É uma subdivisão da sintaxe, cuja finalidade é explicar, esclarecer ou detalhar melhor o termo anterior, apontando algo, alguém ou um fato.

É um termo que se junta a outro, substantivo ou pronome, explicando-o; vem separado por vírgula, dois pontos ou travessão.

Para melhor estudo e entendimento, tem classificações:

De acordo com a relação que estabelece com o termo a que se refere, o aposto pode ser classificado em:

a) Explicativo:

A Ecologia, ciência que investiga as relações dos seres vivos entre si e com o meio em que vivem, adquiriu grande destaque no mundo atual.

b) Enumerativo:

A vida humana se compõe de muitas coisas: amor, trabalho, ação.

c) Resumidor ou Recapitulativo:

Vida digna, cidadania plena, igualdade de oportunidades, tudo isso está na base de um país melhor.

d) Comparativo:

Seus olhos, indagadores holofotes, fixaram-se por muito tempo na baía anoitecida.

e) Distributivo:

Drummond e Guimarães Rosa são dois grandes escritores,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com