TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Por:   •  3/6/2021  •  Resenha  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 2

RIOS, Terezinha Azeredo.  Ética e Competência. 14.ed. São Paulo; Cortez, 2004. (Coleção Questões da Nossa Época)

        A autora Terezinha Azeredo Rios, formada em Filosofia pela Universidade federal de Minas Gerais e Mestra em Filosofia da Educação pela PUC-SP, onde atua como docente do Departamento de teologia e Ciências da Religião.

A obra “Ética e Competência” de Terezinha Azeredo Rios compõe-se de 04 (quatro) capítulos onde buscou-se investigar algumas questões desafiadoras da prática pedagógica aplicada no cotidiano escolar, especialmente, relacionadas a formação do educador. Assim, o título se faz adequado, tendo em vista que a dimensão ética da competência encontra-se presente na competência profissional.

Em seu primeiro capítulo “A filosofia e a compreensão da realidade”, Rios demonstra preocupação na caracterização do seu instrumento de trabalho, fazendo um convite a um estudo histórico-filosófico, no sentido de buscar a aquisição de um conhecimento completo.  Dessa forma, a filosofia busca apreender o verdadeiro sentido da realidade, sendo que seu objeto assenta-se nos problemas apresentados por essa realidade; em que cada indivíduo é um filósofo, e por isso, interroga, compreende e transforma o mundo. Já quanto a Filosofia da educação, o objetivo é refletir acerca de questões envolvidas na realidade educacional, numa perspectiva ética e política, a fim de superá-las.

O segundo capítulo intitulado “educação e Sociedade”, a autora relaciona educação, cultura e sociedade através de seus respectivos conceitos que encontram-se interligados; ao tempo em que enfatiza a perspectiva política atribuída a prática pedagógica, onde não há vida social que não seja política e, nesse ponto, o papel político da educação consiste em cumprir interesse pré-determinado.

“As dimensões da competência do educador” compreende o terceiro capítulo da obra, onde Rios enfoca o significado do educador na sociedade brasileira; nesse caso,  enquanto  profissional  na  efetivação  de  suas competências, sendo que está atrelada a idéias de responsabilidade e compromisso. Fica evidenciado ainda que a noção de dever, saber, poder e querer encontram-se articulados entre si, possibilitando que o educador atue de forma comprometida e transformadora na sociedade.

No quarto capítulo “Competência e Utopia” enfatiza-se as noções de ética e utopia para uma prática pedagógica mais eficaz e eficiente, no qual o educador atua como mediador entre aluno e saber sistematizado, buscando transformar a realidade em que se encontram através da elaboração de projetos de ação.

Diante do exposto, a autora conclui que a competência inerente ao educador constitui-se e constrói-se diariamente, propondo-se como um ideal a ser alcançado; sendo que a qualidade desse trabalho depende da articulação e interação do profissional com o meio.

Assim, a obra “Ética e Competência” é indispensável para a fundamentação do profissional da educação, visto que esclarece acerca das competências inerentes a este educador contribuindo para uma educação mais eficaz.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (45 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com