TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Filosofia da Educação

Por:   •  23/6/2017  •  Resenha  •  997 Palavras (4 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA REGIÃO TOCANTINA DO MARANHÃO -UEMASUL

CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE IMPERATRIZ – CESI

DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA

CURSO DE GEOGRAFIA

FERNANDO HENRIQUE DE JESUS PEREIRA

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

Imperatriz – MA

2017

FERNANDO HENRIQUE DE JESUS PEREIRA

        

CARTOGRAFIA SOCIAL COMO METEDO DE ENSINO

Resumo descritivo apresentado à disciplina de Filosofia da Educação, ministrada pelo Prof. Dr. Jailson de Macedo Sousa, como requisito parcial para a obtenção da 1ª Nota.

Imperatriz – MA

2017

  1. CARTOGRAFIA SOCIAL COMO METODO DE ENSINO

1.1 CARTOGRAFIA SOCIAL

 A cartografia social surge como uma novo forma de abordagem da cartografia. Sendo assim um novo instrumento que busca incluir na mesma (cartografia), elementos que são capazes de demonstrar fenômenos sociais a partir de percepções do espaço pela própria comunidade, fator esse que nunca tinha feito parte do objeto da cartografia anteriormente.

Segundo, Paulston (1996) conceitua a cartografia social como “a arte e a ciência de mapear formas de ver” partindo dessa percepção o processo pelo qual as comunidades, de forma empírica e fundamentada na vivencia cotidiana em suas localidades, elaboram mapas e desenhos representando o meio físico e social em que vivem.

[...] um conjunto de procedimentos de pesquisa que inclui o envolvimento dos pesquisadores com os agentes sociais, o qual se desdobra a partir de “relações de pesquisa” estabelecidas previamente, em trabalhos de campo de média ou longa duração. Os trabalhos que envolvem os mapeamentos sociais são marcados pela acuidade da descrição etnográfica e se favorecem da realização das oficinas de elaboração de mapas (ALMEIDA, 2009; SOUSA, 2009).

Nesse contexto a cartografia social é uma proposta diferente e revolucionária da cartografia convencional, onde por ela os mapas são desenvolvidos através da vivencia e das opiniões das pessoas que ocupam o espaço a ser representado.

[pic 1]

Os elementos expostos no quadro 1 são importantes para esclarecer as diferenças entre as “cartografias”, onde uma está nitidamente voltada para características sistêmica e a outra para características humanística.

É por isso que os mapas feitos nessa perspectiva são diferentes uns dos outros, pois eles apresentam acima de tudo uma identidade particular, onde nela o autor apresenta sua opinião, as condições locais existenciais para aquele indivíduo, basicamente vem fazer com que o leitor/interprete do mapa tenha uma análise exclusive daquela objeto, isso não significa dizer que ele é um mapa falso ou sem veracidade, muito pelo contrário, ele é um mapa valido porém de autoria própria e com uma identidade particular.

De acordo com Acselrad e Coli (2008) “a cartografia social busca refletir o processo de territorialização servindo como ferramenta de luta, porque no momento de sua produção é possível organizar a comunidade para sua autoafirmação social, por meio de denúncias dos conflitos socioambientais vividos pela comunidade”.

A partir desses precedentes dar uma visão particular a essa elaboração não significa dizer que seja uma visão tendenciosa, pois dentro da perspectiva cartográfica é preciso ter o máximo possível de exatidão nas projeções cartográficas. É de extrema necessidade que essa projeção esteja em padrão com as normas gerais, isso no que se diz respeito a trabalhos elaborados para exposição.

A Cartografia Social é uma proposta metodológica da Ciência Cartográfica que busca valorizar o conhecimento tradicional, popular, simbólico e cultural mediante as ações de mapeamento de territórios tradicionais, étnicos e coletivos (GORAYEB, MEIRELES, SILVA, 2015).

O conhecimento cientifico para essa elaboração é vital, pois ele dará o suporte necessário para elaboração do mapa com o máximo de precisão possível, e respeitando as normas vigentes, normas essas que são universais para o segmento geográfico.

1.2 METODO DE ENSINO – APRENIZADO

Dentro do ambiente de ensino é extremamente necessário que o professor trabalhe em prol de desenvolver características multidisciplinares, onde nela o aluno vai demonstrar suas aptidões e suas características próprias, e dentro da matéria de Geografia não é diferente, apresentar um punho artístico é expressamente comum e necessário.

A elaboração de mapas é uma forma de desenvolver essas características particulares de cada um, aprender a entender um percurso, uma rota, um caminho, são tarefas que desenvolvem esse senso crítico-artístico desse indivíduo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (115.4 Kb)   docx (33.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com