TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Filosofia da Educação

Por:   •  8/9/2019  •  Resenha  •  655 Palavras (3 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

CURSO: LICENCIATURA EM LETRAS – LÍNGUA PORTUGUESA

DISCIPLINA: FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

PROFESSOR (A):  MARIZA ALVES BRAGA

ALUNO (A): MILENA CAROLINA DO PRADO

DATA: 25/10/2018

DADOS DA ENTREVISTA:

Escola Estadual Cecília Meireles

Professora: Aline da Silva

Série: 2º ano (Ensino Fundamental)

  • O QUE É ENSINAR?

Para mim, ensinar é mais do que apenas transmitir conhecimento aos meus alunos. É a cada dia apresentar para eles um mundo diferente, apresentar novas ideias e pensamentos, facilitar o processo de aprendizagem de cada um. Como dizia Paulo Freire: “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a produção ou a sua construção”. “Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender”. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia - Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996 (Coleção Leitura).

  • COMO VOCÊ ESCOLHE SEUS PROCEDIMENTOS DE ENSINO?

No começo de cada período letivo eu elaboro como serão minhas aulas levando em conta vários fatores como a faixa etária dos alunos, o conteúdo que deverá ser repassado, o prazo estabelecido, os materiais que eu terei disponível, dentre outros fatores.

  • VOCÊ SE BASEIA EM ALGUM TEÓRICO? QUAL? COMO?

Sim, gosto muito das ideias de vários teóricos. Já citei o Paulo Freire, ele é uma grande referência. Outro que admiro bastante também é o Jean Piaget. Ele fala que deveríamos focar na formação de homens e mulheres que são capazes de fazer coisas novas, e não simplesmente de repetir o que outras gerações fizeram; homens e mulheres que são criativos, inventivos e descobridores, que podem ser críticos, verificar, e não aceitar, tudo que lhes é oferecido. É nisso que penso quando estou lecionando, tento passar o conhecimento pensando em cada um individualmente e tendo a esperança de que levarão tudo o que aprendem para o resto da vida.

RELATÓRIO:

No dia 09/10/2018 (terça-feira) eu fui até a Escola Estadual Cecília Meireles para observar um pouco da aula da professora Aline. Observei durante cerca de uma hora e meia, das 13:00 ás 14:30 hrs. Ao chegar na sala a professora já havia feito a chamada e me apresentou para os alunos dizendo qual era o objetivo da minha visita. Logo após ela deu início a sua aula colocando o assunto no quadro - Vogais e Consoantes. Ela começou introduzir um pouco sobre o assunto e então leu a história “No reino das letras felizes” da autora Heck. Ela contou de maneira lúdica e criativa, usando algumas letras de plástico que estavam expostas na sala. Logo em seguida ela perguntou o que os alunos acharam da história enquanto escrevia o alfabeto no quadro, destacando todas as vogais. Depois escreveu o nome de alguns alunos e algumas palavras aleatórias para exemplificar. Então ela começou a explicar a matéria de uma forma muito leve e divertida, a todo momento ela inseria os alunos na explicação, usando exemplos do dia a dia e fazendo perguntas para confirmar o entendimento individual de cada um. Ao final da explicação ela propôs um para casa onde um grupo de crianças trariam recortes de palavras que começassem com as vogais e o outro grupo palavras com consoantes. Em seguida ela tirou algumas dúvidas que surgiram e deixou que os alunos conversassem um pouco sobre o conteúdo. Então ela disse que continuariam no dia seguinte e deu início a outra matéria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (80.9 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com