TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Filosofia da Educação

Por:   •  16/5/2023  •  Relatório de pesquisa  •  666 Palavras (3 Páginas)  •  49 Visualizações

Página 1 de 3

QUESTÃO 1

No texto 3, Oyèrónké Oyěwùmí afirma:

«…no pensamento europeu, apesar do fato de que a sociedade era vista como habitada por corpos, apenas as mulheres eram percebidas como corporificadas; os homens não tinham corpos – eram mentes caminhantes.» Comente esta afirmação, destacando sua importância para a reflexão e a prática da educação.

A afirmação de Oyèrónké Oyěwùmí destaca uma visão específica e limitada da sociedade que prevaleceu na Europa e em outras partes do mundo. Essa visão tende a desumanizar as mulheres, reduzindo-as a objetos físicos e ignorando a complexidade e a diversidade de suas experiências e identidades. Além disso, essa visão também desumaniza os homens, negando-lhes a corporeidade e a sensibilidade que são partes integrantes de sua existência.

Essa afirmação tem uma importância significativa para a reflexão e a prática da educação, pois ressalta a necessidade de reconhecer a complexidade e a diversidade das experiências humanas, especialmente aquelas que têm sido marginalizadas ou ignoradas pela visão dominante. Os educadores devem estar cientes dessas questões e trabalhar ativamente para garantir que suas práticas educacionais não reforcem estereótipos prejudiciais ou exclusões.

Além disso, os educadores devem se esforçar para criar ambientes educacionais inclusivos e acolhedores que respeitem a individualidade de cada aluno e promovam a compreensão e a empatia em relação às diferenças culturais, étnicas, de gênero e outras. Isso pode incluir a revisão dos currículos e materiais educacionais para garantir que eles reflitam a diversidade e a riqueza das experiências humanas, bem como a promoção de discussões e atividades que incentivem a reflexão e o diálogo em torno dessas questões.

Portanto, a afirmação da autora destaca a necessidade de reconhecer e valorizar a complexidade e a diversidade das experiências humanas, especialmente aquelas que foram marginalizadas ou ignoradas pela visão dominante. Isso tem implicações importantes para a prática educacional, pois destaca a necessidade de criar ambientes educacionais inclusivos e acolhedores que promovam a compreensão e a empatia em relação às diferenças culturais, étnicas, de gênero e outras.

QUESTÃO 2

No texto 4, Bruno Latour afirma:

«…precisaríamos conseguir realizar dois movimentos complementares que a provação da modernização havia tornado contraditórios: de um lado, vincular-se a um solo; e de outro, mundializar-se. É verdade que, até agora, uma operação como esta parecia impossível: era preciso escolher entre um ou outro. Mas é esta aparente contradição que a história atual pode estar levando a um fim.»

Comente esta afirmação, esclarecendo o que o autor denomina “globalização-mais” globalização-menos e o que pode significar, em seu pensamento, a exigência de “aterrar”.

A afirmação de Bruno Latour sugere a necessidade de encontrar uma forma de vincular-se a um lugar específico, um solo, enquanto se expande globalmente, em um movimento que ele chama de "globalização mais" em contraposição à "globalização menos". O autor parece apontar para um dilema que surgiu com o processo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (45.4 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com