TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Filosofia da Educação

Por:   •  19/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.199 Palavras (9 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 9

Trabalho   Sobre     Vídeo

Escola Estadual Luiz Prisco de Braga

Disciplina: Informática

Professora: Marilene

        Componentes:JOSIANE, JULIANA, LUIZ, MARIA ELISABETE, REGINA

Novembro 2012

Vídeo e tecnologia

Qual foi o primeiro videoclipe da história?

É difícil precisar qual foi o primeiríssimo clipe, mas dá para dizer que os Beatles foram os pioneiros a usar essa forma de mesclar cinema e música. Cansados de tanto ouvir a gritaria das suas platéias histéricas, os quatro rapazes de Liverpool começaram a substituir as apresentações ao vivo na TV por gravações. O diretor Richard Lester pode ser considerado o "paizão dos videoclipes" pelo tratamento cinematográfico bem maluco que preparou como pano de fundo para as canções presentes nos filmes A Hard Day’s Night (1964) e Help! (1965). Mas essas foram apenas experiências pioneiras, que nos anos 70 se repetiriam de formas isoladas. A verdadeira explosão da "música com imagem" só aconteceu com o surgimento da Music TeleVision, a MTV americana, em 1981. A emissora impulsionou a produção dos pequenos filmes naquela que ficou conhecida como a "década do videoclipe". No início, poucas pessoas tinham idéias originais de o que fazer para ilustrar as canções, mas logo foi surgindo uma estética própria para esse tipo de produto, com imagens em ritmo alucinante que tentavam contar uma história em poucos minutos. Os clipes dessa fase inicial, talvez por influência da publicidade, abusavam de cenas com tecidos esvoaçantes, cavalos, espelhos se quebrando, água em câmera lenta... Mas também havia os mais "experimentalistas", que simplesmente tascavam objetos em cena que não tinham nada a ver com a música tocada. Nos Estados Unidos, o primeiro videoclipe exibido na MTV foi "Video Killed the Radio Star", da banda The Buggles. Por aqui a emissora, que estreou em 1990, abriu a programação com Marina Lima cantando "Garota de Ipanema". Além desses dois clipes, muitos outros marcaram época pelos mais variados motivos. Nestas duas páginas você encontra uma seleção de dez deles.

O primeiro vídeo do You Tube

Tem sido dito antes, mas aqui está ele novamente: YouTube é de quatro anos de idade. Quatro! A história começou tão recentemente que um dos eventos que inspiraram era mau funcionamento de Janet Kacksom vestido no Super Bol de 2004 – ou seja, o fato de que você não poderia encontrar imagens de qualquer lugar na web. Pouco mais de um ano depois, o ex- PayPal funcionários Steve Chen, Chad Hurley e Jawed Karim encheu toda aberta no mercado de internet para uma facilidade de compartilhamento de vídeo.

O primeiro vídeo no site foi publicado em 23 de abril de 2005, e permanece lá até hoje. ”Me at the Zoo "é um homem chamado relatório de Karim 18-segundo longa do recinto do elefante no zoológico de San Diego. É tanto maçante e desajeitado, animada apenas por uma estranha mensagem a piscar-se a meio exclamando: ".! Meeeeeeh Você pode ouvir o cabra" Mas seu significado histórico significa que ele teve bem mais de um milhão de acessos até o momento.

O uso do vídeo no processo de ensino-aprendizagem

No processo de ensino aprendizagem a postura do professor é fundamental para o sucesso ou o insucesso de um projeto. Quando esse assume uma postura crítica, consciente e planejada, obviamente terá grandes possibilidades de sucesso. Visando um bom trabalho, o professor poderá ter em mãos grandes instrumentos tecnológicos a contribuir sobremaneira para a eficácia do ensino aprendizagem. Neste caso, uso do vídeo serve um elemento a ser utilizado como fonte de informação que interfere no cognitivo, afetivo e o psicossocial do sujeito.

"Nesta perspectiva aberta e construtivista da aprendizagem, o vídeo surge como um meio compensatório, na medida em que permite multiplicar as opiniões dos alunos sobre uma mesma realidade, levá-los a fazer ampliações, repetição e organização das suas percepções. Para isso, pelo lado do professor enquanto pólo de orientação e gestor do espaço aula, há necessidade de uma reflexão prévia que o leve a encontrar as razões e justificativas para a utilização de determinado documento em vídeo"

(Prof. Doutor Bento Duarte Silva) .

    Imagens que retratam vídeos

Imagens de um programa famoso na internet chamado youtube.

Imagem de um filme (Parahawking in Nepal – The Best of 2010)

Justificativa do projeto

Porque no mundo em que vivemos a tecnologia estar cada vez mais invadindo nosso espaço.

Objetivos

Levar ate as pessoas um pouco da história sobre os vídeos para que eles possam saber mais sobre sua origem etc...

Recursos e matérias usados

Sites da internet do google

Metodologia e procedimentos

Começamos com uma pesquisa no Google sobre os vídeos em seguida começamos a fazer nossa interpretação sobre o assunto  e chegamos a uma conclusão onde foi inserido as  imagens (botão direito do mouse e copiar e colar no arquivo.)

Tema: Hábitos de higiene pessoal na educação

        Contar história e conversar

Duração: um dia

- Contar história sobre higiene do corpo. Sugestão de livro: “Vamos escovar os dentes” da autora Beatriz Matiotti Odriozola.

- Conversar com as crianças sobre a importância de tomar banho, pentear os cabelos, usar roupas limpas, lavar as mãos ao usar o banheiro e antes das refeições, escovarem os dentes, etc. Verificar através da conversa, os conhecimentos prévios dos alunos e os conceitos apreendidos.

Vídeos e atividades

- Exibição dos vídeos:

Incentivar o raciocínio das crianças mostrando alguns vídeos, tiramos os exemplos do seriado castelo Rá-tim-bum como:

Ratinho Castelo Rá-tim-bum

Ratinho escovando os dentes

Musica- lavar as mãos Ra-tim-bum

- Explicar a importância dos hábitos de higiene para a saúde e aparência.

-Como atividade pedir que os alunos identifiquem e coloram desenhos que envolvam objetos de higiene pessoal devidamente preparado pelo educador.

3- Justificativa:

O projeto Higiene Corporal, será desenvolvido por uma justa causa de introduzir o assunto em pauta em creches que deveria exercer com mais vigilância e obrigação de estar sempre cuidando e zelando pela saúde do corpo das crianças, mas não só em creches que temos a obrigação de estar por dentro do assunto sobre higiene corporal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (221.4 Kb)   docx (219.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com