TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História da Educação Através dos Textos

Por:   •  27/11/2017  •  Resenha  •  859 Palavras (4 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 4

A História da Educação Através dos Textos.

Ed. Cultura, 1999 – pág 298-307

A humanidade gosta de pensar ao extremo, como se diz popularmente é “8 ou 80” e não reconhece o intermédio disso. A história da Pedagogia se caracteriza entre duas opiniões, conhecimento que tem seu desenvolvimento de dentro e conhecimento que é formado por fora.

Atualmente há uma oposição que aborda os assuntos práticos da escola contrastando entre a educação tradicional e a educação progressiva. Se as ideias se formularem amplamente sem uma definição exata poderia se expressar da seguinte maneira: a função da escola atual é passar para a nova geração as informações elaboradas no passado. Antigamente também foram desenvolvimentos metodologias e normas de conduta, a educação moral então tem como finalidade formar hábitos de ação a essas regras. A relação entre aluno e professor faz da escola uma instituição social, por sua forma de organização com regras, promoções, exames, etc.

A sua principal função é preparar os alunos para suas futuras responsabilidades para sucesso na vida. Como o objetivo e modelo de conduta são baseados no passado as atitudes dos jovens devem ser de docilidade, receptividade e obediência. Para que os alunos sejam “apresentados” a matéria são utilizados livros, e os professores são quem dita as regras para que haja um bom comportamento.

A escola tradicional impõe modelo, métodos e matérias a serem seguidos e ensinados aos jovens que estão se desenvolvendo lentamente até a maturidade, e os alunos não tem muita participação no desenvolvimento daquilo que se é ensinado a eles.

A escola nova tem como base a atividade livre, aprender diante de experiências e não focar apenas nos livros. Não querem ensinar como antigamente ata um futuro mais ou menos remoto e que se deve utilizar as oportunidades da vida presente.

Todos os princípios dependem da interpretação que lhes é dada e sua aplicação na escola. Sempre existe o perigo em um novo movimento onde quer substituir métodos possa se ter um retorno negativo, então toma como guia para prática o que revida, em lugar de usar sua própria filosofia.

O problema da educação progressiva é qual o sentido para essa organização de experiências e matérias utilizadas e quais são os resultados.

Uma filosofia que vive revidando ou se impondo contra a uma filosofia já existente se descuida dessas questões. Pensa que como a antiga educação se baseia em algo previamente feito, basta revidar os seus princípios ao invés de analisar ara descobrir o que ele se significa e como se pode o alcançar. Se pegarmos os pontos de referências da nova e velha escola se alcançaria conclusões semelhantes. Quando se revida uma autoridade já existente se faz necessário achar uma fonte de autoridade mais eficiente. A escola antiga impões suas condutas, metodologias e regras aos jovens para que sigam iguais aos adultos, não se é seguido, senão com base na filosofia extremista citada no início do texto “é um ou outro”. Como basear a educação nas experiências dos maduros ensinando os imaturos para que haja um bom retorno como método utilizado na escola velha sem que se viole os princípios de aprender mediante as experiências do ser pessoal como se é proposto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (63.9 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com