TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Introdução do Mapa Mental de Renê Descartes

Por:   •  1/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  579 Palavras (3 Páginas)  •  698 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução do Mapa Mental de Renê Descartes - Grupo 6

  1. Sua História (Rafaela)

René Descartes foi o pai do pensamento moderno e criador do plano cartesiano. Nasceu em 31 de março de 1596 na antiga província de Tauraine na França. Ele foi um filósofo físico e matemático francês e também foi o criador do pensamento cartesiano que é o sistema filosófico que deu origem a filosofia moderna.

René Descartes faleceu no dia 11 de fevereiro de 1650 na Suécia acometido por uma pneumonia. No decorrer da sua vida estudantil, fez vários cursos como o Direito, matemática, logo depois começou a formular a geometria analítica e também começou formular o método de raciocinar corretamente.

René Descartes realizou diversos trabalhos na área de filosofia ciência e matemática. René Descartes acreditava na existência de uma verdade  absoluta,  expondo  quatro meios para se chegar ao conhecimento.

  1. As quatro Regras do método (Antônia)
  1. Evidência: não admitir "nenhuma coisa como verdadeira se não a reconheço evidentemente como tal". Em outras palavras, evitar toda "precipitação" e toda "prevenção" (preconceitos) e só ter por verdadeiro o que for claro e distinto, isto é, o que "eu não tenho a menor oportunidade de duvidar". Por conseguinte, a evidência é o que salta aos olhos, é aquilo de que não posso duvidar, apesar de  todos  os  meus esforços, é o que resiste a todos os assaltos da dúvida, apesar de todos os resíduos, o produto do espírito crítico.
  2. Análise: "dividir cada uma das dificuldades em tantas parcelas quantas forem possíveis".
  3. Síntese: "concluir por ordem meus pensamentos, começando pelos objetos mais simples e mais fáceis de conhecer para, aos poucos, ascender, como que por meio de degraus, aos mais complexos".
  4. A última á a dos "desmembramentos tão complexos... a ponto de estar certo de nada ter omitido".

Se esse método tornou-se muito célebre, foi porque os séculos posteriores viram nele uma manifestação do livre exame e do racionalismo.

  1. Racionalismo (Amanda)

Rene Descartes afirma que a única maneira de se alcançar o conhecimento é através da razão, imposta pela consciência, e que um ser pensante com certeza alcança a verdade. Penso, logo existo.

A base do pensamento para Descartes é a subjetividade, pois sua ideia primária está na própria mente e não na realidade da matéria e das coisas. Rene Descartes é considerado pai da matemática moderna, pois, o gênio, relacionou álgebra com  geometria  para criação do plano cartesiano e tinha como objetivo representar planos, retas, curvas e círculos através de equações matemáticas.

Para ele, a matemática é a base para os conhecimentos técnicos de qualquer área e além do plano cartesiano, Descartes também contribuiu para o  desenvolvimento  da cartografia. É um movimento iniciado por Rene Descartes, no século XVII, marco da filosofia moderna.

Com esse método, Rene coloca em dúvida as verdades da crença religiosa e começa a expor a verdade como dúvida subjetiva, que precisa ser pensada e estudada. Pra Rene Descartes, tudo é falso quando pode ser colocado em dúvida, porém, essa dúvida é necessária para se descobrir a verdade e fazer a pessoa pensar.

É necessário duvidar de tudo que não pode ser provado, e só existe aquilo que tem provas e evidências. A dúvida é a origem da sabedoria.

No método matemático ele fundamenta a ciência como papel essencial para se conhecer e modificar o mundo. Tudo deve ser estudado para se provar com razão o que é verdade. Deixa um pouco a verdade religiosa e começa a ser usada a verdade científica através da ciência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (65 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com