TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MODERNIDADE LIQUIDA

Por:   •  15/9/2021  •  Dissertação  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 2

Vivendo ou sobrevivendo?

Será que a modernidade, a tecnologia e a internet tem mesmo sido algo bom para nós? Será que tudo aquilo que aprendemos um dia ainda existe? Estabilidade, segurança, referencial, durabilidade... tudo isso ainda é válido? Atualmente, vivemos numa sociedade onde a internet potencializa em nós um extinto de competição, velocidade, medo, incertezas e necessidades que antes passavam desapercebidas por nós, fomos arremessados num mundo competitivo onde precisamos ter metas, carreira, estabilidade, onde o medo e a insegurança fazem morada.

Será que ainda temos tempo para refletir? Pensar? Avaliar a fundo o que realmente queremos ou temos apenas que nos conformar com aquilo que a sociedade liquida atual quer que aceitemos?

Vivemos numa sociedade onde tudo é consumismo, inclusive para se sentir aceito em um meio. Quando a modernidade sólida vai perdendo espaço, a racionalidade entra com força criando uma espécie de sistema onde as nossas antigas certezas já não existem mais. Isso se estende a várias áreas da nossa vida, inclusive nossas relações sociais, que se tornaram distantes, baseadas em conexões via redes sociais, onde o que importa são os números e a superficialidade, essa tal superficialidade encaixa-se também a relacionamentos amorosos que podem ser desfeitos rapidamente, onde busca-se apenas prazeres momentâneos e rápidos, banalizando algo que é tão lindo e intenso como o amor.

Como se não bastasse a fase em que estamos vivendo, o Covid não tem sido a única doença que está matando, a vida em sua liquidez, tem trago consigo o fugaz das emoções e dos relacionamentos; egoísmo e narcisismo dominam o indivíduo, estamos na era do estresse, do rápido, e do tecnológico e com certeza sem tempo para refletir sobre a finitude da vida.

Alguns transtornos mentais como a depressão, fobias, pânico, psicoses e ansiedade tiveram aumentos assustadores nos últimos tempos, inclusive nos índices de suicídio.

A origem dessas neuroses está na desestabilização das emoções onde o princípio da dor supera o princípio do prazer no funcionamento psíquico e a saúde mental está intrinsecamente ligada a tolerância a frustração tão rara nos dias atuais.

Bauman em seu livro, já dizia “o demônio mais sinistro do nosso tempo” quando se referia ao mundo líquido e ele tinha razão, pois nesse mundo, a única sensação que temos é de que tudo é absolutamente nada e de que a vida atual por mais que alguns aspectos pareçam bons, na verdade, não passa de uma ilusão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (33.4 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com