TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Natureza e Cultura

Por:   •  9/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  317 Palavras (2 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Atividade Aberta 2

Curso: Administração

Disciplina: Filosofia: Antropologia e Ética

Professor: Marcelo José Caetano.

Aluno: Cleverson Ramom Carvalho Silva

1ª QUESTÃO

Quais são as diferenças fundamentais existentes entre a NATUREZA e a CULTURA?

A natureza está ligada aos nossos instintintos, como fome, sobrevivência, sede e medo. Já cultura a se refere ao processo de simbolização. A mesma fome que move outros animais é a presente nos seres humanos, entretanto, alimentar-se em nossa sociedade é cercado por rituais, talheres, horários, alimentos proíbidos e costumes, diferente do leão que responde ao instinto caçando suas presas.  

2ª QUESTÃO

Assista à aula “O que é cultura”, disponível no ambiente AVA e, em seguida, com base no que nelas se apresenta, conceitue CULTURA.

O ser humano, diferente dos outros animais, responde a estímulos por meio de símbolos que estão presentes em nossa cultura. Sendo assim, o conceito de cultura perpassa pelo processo de simbolização, no qual definimos atitudes, valores e crenças. A cultura funciona como um filtro para que o ser humano possa ler o mundo a sua volta e,  a partir do processo de simbolização, reagir diante dos diversos estímulos a sua volta. Por isso alguém não nasce brasileiro, mas torna-se brasileiro ao longo da vida, o processo de socialização é acompanhado por uma crença específica, por ideais abstratos e diversas outras características que de forma conjunta definem o que é cultura.

3ª QUESTÃO

Quais são os significados ou predicados da CULTURA?  

Inicialmente o termo cultura estava mais ligado a noção de cultivar, tomar conta, cuidar. Referia-se ao cuidado com as crianças e com sua educação, cuidado com a terra e com os deuses.

Do século XVIII em diante, o termo Cultura passa a denominar as consequências da formação recebida. Nesse sentido, ela se expressa na ciência, na religião, nas artes, nos costumes e na política. Sendo assim, seu conceito está ligado a todo complexo de percepções e simbolizações transmitidas coletivamente e típicas de determinado povo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (370.7 Kb)   docx (264.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com