TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Origem Da Filosofia

Exames: A Origem Da Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2014  •  307 Palavras (2 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 2

1 - Que quer dizer philosophía ? A que se atribui a invenção dessa palavra ?

Philo quer dizer: ''aquele ou aquela que tem um sentimento amigável'', pois deriva de philía, que significa ''amizade e amor fraterno''. Sophía quer dizer: ''sabedoria'' e dela vem a palavra sophós, sábio.

Filosofia significa, portanto, ''amizade pela sabedoria'' ou ''amor e respeito pelo saber''.

Atribui-se ao filósofo grego Pitágoras de Samos (que viveu no século V a.C.) a invenção da palavra ''Filosofia''.

2 - O que Pitágoras queria dizer ao se referir às pessoas que comparecem aos jogos Olímicos ?

Pitágoras queria dizer que o filósofo não é movido por interesses comerciais ou financeiros - não coloca o saber como propriedade sua, como uma coisa para ser comparada e vendida no mercado: também não é movido pelo desejo de competir - não é um ''atleta intelectual'', não faz das idéias e dos conhecimentos uma habilidade para vencer competidores; e, sim é movido pelo desejo de observar, contemplar, julgar e avaliar as coisas, as ações, as pessoas, os acontecimentos, a vida; em resumo, é movido pelo desejo de saber. A verdade não pertence a ninguém (para ser comerciada) nem é um prêmio conquistado por comentição. Ela está diante de todos nós como algo ser procurado e é encontrada por todos aqueles que a desejarem, que tiverem olhos para vê-la e coragem para buscá-la.

3 - O que moveu alguns gregos à Filosofia ?

A filosofia surgiu quando alguns gregos, admirados e espantados com a realidade, insatisfeitos com as explicações que a tradição lhe dera, começaram a fazer perguntas e buscar respostas para elas, demonstrando que o mundo e os seres humanos, os acontecimentos naturais e as coisas da natureza, os acontecimentos humanose as ações dos seres humanos podem ser conhecidos pela razão humana, e que a própria razão é capaz de conhecer-se a si mesma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com