TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Paideia: Tópicos de Filosofia e Educação

Por:   •  25/5/2021  •  Abstract  •  630 Palavras (3 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 3

Centro Universitário Claretiano

Licenciatura em Filosofia

Paideia: Tópicos de Filosofia e Educação

Prof. Wagner Montanhini

Questões sobre a Paideia Grega e a atualidade da Educação no Brasil

Portfólio 1 – Ciclo 2

Bruno Apellaniz Rodrigues Falaschi

São Paulo, 2021

Questões sobre a Paideia Grega e a atualidade da Educação no Brasil

        Conforme descrito em nossa proposta de Prática Pedagógica, nos propusemos a questionar estudantes do ensino fundamental e médio de escolas privadas e públicas, no intuito de descobrir se os ideais de educação e cultura propostos pelos gregos da era Clássica ainda seriam relevantes para nossa atual configuração educacional, com foco especial no que conhecemos por Paideia Grega.

        A Paideia Grega se dá com base no ideal do Homem grego, buscando a excelência  do Homem, tendo como base uma educação holistica, englobando tanto estudos direcionados como Poesia, Música, Pintura, bem como as percepções das leis que governam a natureza humana, das quais derivam as normas que orientam a vida dos cidadãos e a estrutura da sociedade da época, buscando assim uma formação Himanista.

        A grande novidade desse ideal de Homem buscado pela educação grega é o conceito de Areté, qual poderia ser traduzida como Excelência, perfeito, distinto ou magníico. Essa excelência se define pelo ser, não pelo ter, estabelecida pela comparação com um parâmetro para que se possa verificar o quanto o sujeito ou a coisa comparada se aproxima dela, sendo um processo paulatino de exercício de busca pela excelência.

        O ideal de homem para os gregos antigos se dá a partir das obras de autores clássicos, dentre eles Homero, escritor das obras Odisseia e Ilíada, bases fundamentais para a construção da cultura helênica, destacando a importância do indivíduo que se define pela Areté, ou excelência pessoal. Essas obras destacam um catálogo de virtudes morais e espirituais que tem o objetivo de promover a dignidade humana. Na obra homérica, é excelente aquele que prima por buscar desenvolver e realizar essas características, tais como a coragem, beleza, habilidade, astúcia trabalho e justiça.

        Tendo descrito brevemente os ideais da cultura helênica para a excelência do Homem, conhecidos como Paideia, nos colocamos a questionar os estudantes dos ciclos Fundamental e Médio das escolas brasileiras, a fim de encontrar correlatos nos nossos ideais modernos de educação.

        As questões propostas aos alunos buscaram responder à questões referentes ao ideal de excelência na educação. Assim, as respostas convergiram em que, nas instituições de ensino atuais, existe um certo tipo questionamento sobre “o quê querem ser da vida”, baseados em profissões e não em ideais culturais, gerando assim um certo pessimismo entre os estudantes com relação ao futuro profissional. Além disso, revelou-se um sentimento de ansiedade entre eles, visto que ainda não possuem o discernimento necessário para buscar tais respostas. Nas repostas dadas pelos estudantes, o que constatamos é que a escola espera que os alunos sejam “pessoas boas”, tanto na vida comum (âmbito social), quanto no futuro desempenho do trabalho, deixando de lado um ideal de formação humanista como visto entre os helênicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (76.1 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com