TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Resenha Crítica

Por:   •  24/10/2019  •  Resenha  •  1.318 Palavras (6 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 6

RESENHA

Max Weber (1864-1920) foi um sociólogo alemão, um dos fundadores da sociologia moderna, mas que também influenciou disciplinas como a ciência política, a economia, o direito, a história e os estudos das religiões. Weber é o principal representante da Sociologia alemã e questionador dos modos positivistas de formulação de leis sociais, tema que rendeu acirrados debates à sua época.

 Defendia a ideia de que uma Ciência Social mais subjetiva, dando sentindo a uma realidade dos fatos igualmente aos seus valores, para dá um sentindo particular na escolha do trabalho e uma interação com o pesquisador, diferente das ciências exatas que segue uma objetividade do conhecimento nas mais exatas e objetivas respostas tendo sempre os mesmos dados em diferentes. A ciência social, então por Weber é algo que  pretende entender, interpretando-a, a ação social, para explicá-la causalmente em seus desenvolvimentos e efeitos, ou seja, pretende explicar que tipo de mentalidade leva à realização das ações.

Esse pensamento de Weber lembrar ao método etnográfico, onde o principal ponto de partida é a interação entre o pesquisador e seus objetivos de estudos centrados na subjetividade. Uma ênfase no diálogo estabelecido pelo agente e interlocutor, para dá vida a um trabalho comunicativo e ter a relação de uma identidade para cada pesquisar ter um enquadramento social, diferente da  filosofia de “cada caso é um caso” e sim a partir do diferencial em todas as comunicações na pesquisa.

 Entretanto, Weber propôs uma metodologia de estudo, que se baseia no estado de desenvolvimento dos conhecimentos, nas estruturas conceituais de que se dispõe e nas normas de pensamentos vigentes, o que irá permitir a obtenção de resultados válidos não apenas para si próprio.

O sociólogo trabalha apenas com a realidade e busca características em comum na sociedade, sendo assim, a elaboração de um instrumento que auxilie na busca da compreensão dos comportamentos sociais, é fundamental. O tipo ideal é um modelo de interpretação-investigação, e é a partir dele que o cientista social irá analisar as sociedades e as formas de ação.

No filme, Eu, Daniel Blake, mostra a perspectiva do tipo ideal nas ações de condutas humanas dotadas por um significado subjetivo dado por quem a executa e a ação social é toda conduta dotada de sentido para quem a efetua ações e comportamentos das pessoas. Através da experiência de vida como um trabalhador da sociedade ministrar essas ações, a partir questionamentos traz uma denuncia pelos sistemas dos meios governamentais, como previdência social, seguro desemprego e outros, pela força de indignação com métodos que deveria ser de ajuda para o trabalhador e se tornar um peso para Blake.

Fazendo críticas, principalmente, a burocracia que deveria organizar a sociedade e trazer uma legitimidade aos indivíduos, mas na prática só serve pra seguir os modos governais dominantes. No filme, o Daniel desacreditado no sistema e não conseguindo mais viver naquela situação, vai atrás da justiça a partir de uma revolta racional pelo enfrentamento do sistema utilizando o próprio sistema.

Porém o desacredita com o sistema pode levar a outras ações, como no  Brasil atualmente pelas crises econômicas, pessoais e morais, as pessoas que não acreditar no Estado pede uma mudança no sistema. Buscando alternativas a como uma tradição pelas religiões e um comportamento s tradicionais ou uma buscar de um seguidor ditador, na ação tradicional por essa dominação.

O Weber investigar o tipo ideia entender as formas de que a sociedade se organizar e de que maneira existe um tipo ideal que permite essas dominações. As ações racionais é ponto de partida pra Weber, mas na sociedade não tem uma ação 100% racional, envolve sempre outra ação como afetiva ou do meio e tradição.

A ação tradicional diz respeito aos hábitos e costumes enraizados, como por exemplo, o casamento. A ação afetiva é inspirada em emoções imediatas, sem considerações de meios ou de fins a atingir, como torcer por um time, o indivíduo pratica a ação porque se sente bem. A ação racional em relação a valores é aquela em que o individuo considera apenas suas convicções pessoais e sua fidelidade a tais convicções, como ser honesto, ser casto. E a ação racional com relação a fins é praticada com um objetivo previamente definido, visando apenas o resultado.

Ele trabalhe nisso pra estudar a sociedade a partir das ações dos seres humanos a partir de um método analítico pra estrutural essa sociedade. Legitimidade pra a dominação, a crença em algo. Como a dominação tradicional do patriarcado na sociedade essa tradição que cresceu uma cultura que e levou a isso com vários fatores como a religião.

Partindo do conceito de sociologia e das ações sociais podemos então compreender o que seja relação social, definida por Weber como uma conduta plural, reciprocamente orientada, dotada de conteúdos significativos que descansam na probabilidade de que se agirá socialmente de um certo modo, porém o caráter recíproco da relação social não obriga os agentes envolvidos a atuarem da mesma forma, entendemos que na relação social todos os envolvidos compreendem o sentido das ações, todos sabem do que se trata ainda que não haja correspondência. Quanto mais racionais forem as relações sociais maior será a probabilidade de que se tornem normas de conduta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (80.6 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com