TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Resenha Crítica

Por:   •  4/5/2022  •  Resenha  •  977 Palavras (4 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 4

        

         UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA (UFSB)

CAMPUS SOSÍGENES COSTA – PORTO SEGURO/BA

OFICINA DE TEXTOS ACADÊMICOS E TÉCNICOS EM EDUCAÇÃO

Ref.: Alfabetização e letramento: conceitos e relações.

        

Resenha apresentada a Docente Srª. Daniane Pereira,       por Erisvan Santos Farias – Matricula 2021022101, Henzo Oliveira Soares – Matricula 2021011233, Janderson Santos Correia – Matricula 2016003787, Luciara de Santana – Matricula 2021011278, referente ao  componente curricular  Ofícina de Textos Acadêmicos e Técnicos em Educação do quadrimestre 2021.2 .

Porto Seguro - BA

2021

ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia. Conceituando alfabetização e letramento. In:SANTOS, Carmi Ferraz, MENDONÇA, Márcia.Alfabetização e letramento: conceitos e relações. Belo Horizonte. Autêntica,1ed.  2007.p.11-21.

Experiência de um Aprendizado.

            Conceituando alfabetização e Letramento é um artigo/capitulo que esta no livro Alfabetização e Letramento: Conceitos e Relações, a obra descreve através do depoimento de professoras da rede pública de Recife-PE, que expõem através da entrevista suas histórias de alfabetização, onde relatam o quão foi boa ou traumatizante a forma como era realizada a alfabetização nas escolas e em casa.  

            O artigo é composto de 11 páginas, com 36 parágrafos divididos entre escrita autoral e depoimentos de professoras que foram entrevistadas, além das referências bibliográficas.

            O artigo intitulado: Conceituando alfabetização e letramento, escrito por Eliana Borges Correia Albuquerque (2007), faz uma abordagem descritiva do processo de alfabetização das experiências vividas por professores do ensino fundamental da rede pública do Recife e também cita a experiência escolar do escritor Graciliano Ramos. A autora discute como os métodos de ensino e aprendizagem, ganharam espaços no meio acadêmico, problematizando a diferença entre alfabetização e letramento. O artigo apresenta vários depoimentos de professoras que tiveram relações traumáticas com a forma que foram ensinadas a ler e escrever. Com depoimentos críticos ao ensino de memorização e repetição, traz relatos apreciativos ao método que dialoga com um aprendizado mais interativo com as práticas vividas no cotidiano do aluno (a). Por fim, conclui que o letramento é importante no desenvolvimento da leitura, da escrita e compreensão textual, possibilitando maiores experiências, sendo um processo pedagógico a ser incluído na alfabetização de memorização, para que essa conciliação obtenha melhores resultados no ensino-aprendizagem.

            Emilio Ferreiro e Ana Teberosky (1984) nos deram uma grande contribuição, ao pensar em métodos analíticos e os sintéticos, ou seja, como se deve ensinar, pensando em como a criança aprende e como ela se desenvolve dentro da alfabetização com a grande obra da Psicogênese da língua escrita. A obra nos mostra o processo de aquisição da linguagem escrita e aprendizagem da leitura. Hoje já sabemos que não basta apenas o aluno decodificar e codificar ele precisa lidar de maneira autônoma com diversos gêneros textuais em diversos contextos.                                                                                                                                                                                                                                                

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (65.7 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com