TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Resenha O que é a Dialética

Por:   •  28/3/2017  •  Resenha  •  615 Palavras (3 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA

FACES

CURSO DE BIOMEDICINA

DISCIPLINA: SOCIOLOGIA

SEMESTRE/ANO LETIVO: 1º/2017

ALUNO: Luiz Fernando M. C. Guimarães

PROFESSOR: Marcelo Tadeu dos Santos

Resenha do livro “O Que é a Dialética” de Leandro Konder

  No primeiro momento do livro, entendemos que a Dialética era, na Grécia antiga, considerada a arte do diálogo. Mais tarde passou a ser considerada a arte de, no diálogo, apresentar uma tese por meio de uma argumentação.

Para Aristóteles, Zênon de Eleia (490-430 a.C.) foi o criador da dialética, já outros, consideram que foi Sócrates (469-399 a.C.). Durante uma discussão sobre a filosofia, Sócrates desafiou os generais Lachés e Nícias para definirem o que era bravura. Desafiou, também, o político Calichés para que definisse o que era política e justiça, com o intuito de demonstrar que só a filosofia, por meio a dialética, podia lhes proporcionar os instrumentos indispensáveis para entenderem a essência daquilo que faziam, das atividades profissionais a que se dedicavam.

Atualmente, após mudanças em seu conceito, a dialética recebeu outro significado: ”é o modo de pensarmos as contradições da realidade, o modo de compreendermos a realidade como essencialmente contraditória e em permanente transformação.”

Nesse sentido, Heráclito de Éfeso (540-480 a.C.) é o que mais se aproxima no sentido literal da palavra dialética. Para ele, tudo está em constante mudança: vida ou morte, sono ou vigília, juventude ou velhice, são realidades onde uma se transforma em outra. O fragmento nº 91, em especial, tornou-se famoso: nele se lê que um homem não toma banho duas vezes no mesmo rio. Por quê? Porque da segunda vez não será o mesmo homem e nem estará se banhando no mesmo rio (ambos terão mudado).  Por essas concepções Heráclito era considerado obscuro pelos gregos.

Os gregos acharam essa concepção de Heráclito muito abstrata. “O que é que explicava que os seres se transformassem, que eles deixassem de ser aquilo que eram e passassem a ser algo que antes não eram?” Heráclito negava a existência de qualquer estabilidade no ser. Outro pensador da época, Parmênides, proporcionou uma resposta da qual os gregos preferiram. Parmênides ensinava que a essência profunda do ser era imutável e dizia que o movimento (a mudança) era um fenômeno de superfície. Essa linha de pensamento ficou conhecida como metafísica e acabou prevalecendo sobre a dialética de Heráclito.

A concepção metafísica prevaleceu historicamente por muitos anos, pois correspondia exatamente o as classes dominantes queriam, ou seja, amarrar as concepções, valores, conceitos da sociedade, para impossibilitar que essa, ceda à tentação de mudar o regime vigente na época.

Logo, a Dialética foi “reduzida”, mas não extinta. Após a morte de Heráclito, Aristóteles reintroduziu as concepções dialéticas, ou seja, foi ele quem salvou a dialética.

Durante a Idade Média, a dialética foi basicamente esquecida, devido a ideologia monopolizada pela Igreja. A dialética teve que lutar para permanecer no campo filosófico. Houve filósofos que tentaram mudar esse paradigma como Guilherme de Occam (1285-1349), impondo uma nova visão a partir do século XIV.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (68.7 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com