TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tecnologia Segurança Publica

Por:   •  5/3/2020  •  Dissertação  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 2

 Resposta da Questão AD1 

O processo de democratização dentro do país, com maior participação popular vem modificando a metodologia de atuação dos órgãos policiais no âmbito da segurança pública de forma a prioriza como público-alvo o cidadão comum, ao contrário do que historicamente ocorria, quando as forças de segurança tinham como missão principal a defesa dos interesses, primeiramente, da Coroa, no período Imperial, e posteriormente do Estado, dando maior ênfase as exigências de algumas classes sociais específicas em um período de centralização do poder Estatal.

O conceito de segurança pública veio a sofrer mudanças significativas a partir do texto constitucional de 1988, que levou em consideração o novo período politico brasileiro e a necessidade de transformações decorrentes do questionamento da sociedade brasileira sobre a real função pública que as Polícias Militares devem assumir diante do Estado Democrático de Direito.

Diante dessa recente nova realidade, mudanças estão sendo implantadas nas corporações policiais visando o crescimento das práticas democráticas e o fortalecimento da cidadania. Nessa nova realidade não ha espaço para o dogmatismo que historicamente conceituou a segurança pública nacional. É um grande desafio modificar ideias que até poucos anos atrás eram consideradas indiscutíveis, considerando uma cultura histórica de elitização das ações policiais e reação para solução de conflitos exclusivamente pelo uso da força. 

Neste novo contexto, a ordem pública passa a ser definida de foma diferente, pois a democracia exige uma função policial protetora de direitos dos cidadãos e sujeita a revisão e críticas da sociedade civil.

Portando, espera-se da Polícia Militar uma atuação cidadã, sintonizada e apoiada pelos anseios da comunidade, que só terá sucesso se estiver voltada para a constante evolução e aprimoramento dos serviços prestados diariamente a população, com suas ações transparentes, aberta a participação comunitária e com foco principal na prevenção e repressão qualificada, sempre sujeitando-se a criticas e revisões para atingir resultados mais eficientes na preservação da ordem pública.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (66.5 Kb)   docx (32.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com