TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A escola mata a criatividade

Por:   •  25/4/2015  •  Resenha  •  267 Palavras (2 Páginas)  •  819 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Bacharelado em Sistema da Informação

Disciplina: Aspectos Filosóficos e Sociológicos da Informática

Aluna: Nadhine Maria de França

Prof.: Guilherme Vilar

Resenha Crítica: A escola mata a criatividade de Ken Robinson

Por que as crianças são mais criativas que a maioria dos adultos? Ter uma idade mais avançada é sinônimo de ter menor criatividade? Segundo Ken Robinson, todo ser humano é criativo, mas o nosso sistema educacional nos educa para que atrofiemos esta característica.

O modelo educacional que temos hoje tem como prioridade levar os alunos à universidade, mas não necessariamente desenvolvendo seus dons e talentos, que nem sempre são relacionados às disciplinas das grades curriculares dos nossos colégios.

As crianças possuem uma característica que é não ter medo de errar. Se elas não sabem alguma coisa elas chutam a resposta, são mais ousadas. Não ter medo de errar não significa ser criativo, mas quando se tem uma ideia inovadora é necessário ter coragem de assumir os riscos. Essa característica vem sendo atrofiada pelo nosso sistema educacional que é baseado no conceito de que erros não podem acontecer.

As escolas possuem uma hierarquia de disciplinas na qual a matemática e as línguas sempre estão no topo, depois vem as ciências humanas e por fim as artes. Não é levado em consideração que algumas crianças possuem mais dom para a dança, por exemplo, do que para a matemática. E estas crianças, que geralmente apresentam dificuldade em aprender os conteúdos “normais”, são taxadas de inferiores às outras, quando na verdade elas são boas naquilo que não é valorizado na escola.

O autor argumenta que a criatividade é tão importante na educação quanto a alfabetização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (52.2 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com