TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A filosofia em disputa com a poesia pela posse da verdade

Por:   •  30/5/2017  •  Dissertação  •  514 Palavras (3 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 3

O ato de tentar explicar fenômenos, conhecer e compreender o mundo ao redor é uma das maiores caracteristicas do ser humano, na Grécia antiga partiu dos poetas, que utilizavam os mitos e a inspiração divina, as primeiras explicações para fenômenos da natureza ou que envolviam o comportamento humano. Os poetas mais influentes desse período foram Homero e Hesíodo, Homero com as suas obras "Ilíada" e "Odisseia", onde narra os feitos do herói Ulisses na famosa guerra de Tróia, além de narrar o rapto de Helena e a influência dos deuses naquele período. Já Hesiodo na sua obra "Teogonia", narra as gerações dos deuses, e a origem do cosmos "cosmogonia" e a obra "Os trabalhos e os dias" que fala sobre o trabalho, justiça e a moral humana e divina.

Com o surgimento do alfabeto, a invenção do calendário, as viagens marítimas e a vida política, a visão antes material grega foi dando espaço para uma visão mais abstrata e racional, visão no qual a filosofia está contida. Os primeiros filósofos se questionavam a respeito da origem do universo, sobre o seu funcionamento, e se preocupavam com as questões que envolviam a physis(Natureza), para eles a razão é mais importante do que a mitologia, e um exemplo desses primeiros filósofos seria Tales de Mileto, que pensou na physis para tentar explicar o início do universo.

É equivocado pensar que os primeiros filósofos abandonaram suas cranças em deuses, eles apenas resignificaram o pensamento mitológico, muitos filósofos ainda acreditavam em divindades, mas não lhes atribuiam mais a criação de todas as coisas. Podemos ver uma oposição mais severa, entre poesia e filosofia com Platão, que usou em seu livro "A republica" de argumentos para explicar o seu descontentamento com os poetas. No livro ele descreve uma republica ideal onde os poetas não seriam necessários por praticarem a mimese, que no contexto de sua obra significa imitação da realidade verdadeira. Para Platão a realidade estaria contida além do mundo sensível, no mundo das ideias onde tudo seria verdadeiro, o mundo sensível no qual as pessoas conseguem ver e sentir, seria apenas uma imitação desse mundo verdadeiro, e os poetas seriam mais indignos por que estariam criando assim uma cópia narrativa da cópia do mundo sensível.

Entretanto, é passível de acreditar, que a mitologia poética foi de grande contribuição para a filosofia como vemos hoje, já que ela foi como um gatilho para que com o amadurecimento grego, fossem discutidas questões sobre o princípio das coisas, apesar das divergências observáveis entre o mythos e logos, é questionável que sem o mito da teogonia e cosmogonia de Hesíodo, talvez a ideia de criação demorasse a ser pensada na Grécia, a filosofia refinou os mitos de maneira mais racional, mas mesmo com as divergências no cerne investigativo, é possível concluir que tanto a poesia como a filosofia são complementares, e que as duas foram necessárias para moldar o pensamento humano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (37.9 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com