TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo

Por:   •  20/7/2016  •  Resenha  •  594 Palavras (3 Páginas)  •  2.338 Visualizações

Página 1 de 3

A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo

Fernanda Souza Santos

14/07/2016

Capítulo I- Filiação Religiosa e Estratificação Social

Max Weber começa o primeiro capítulo atentando-se aos dados estatísticos de dominância dos protestantes nas empreitadas capitalistas. Ele identifica um racionalismo econômico como fator principal fator para esse fato, negando teorias que mostram o domínio protestante como advindo pelo fato de ser minoria ou, também, pelo fato de terem riquezas prévias, porém, no entanto, sem ignorar esses fatos como relevantes para a formação do cenário passado, mas o autor reafirma que a orientação racional tomada pelos protestantes frente às possibilidades econômicas é um fator crucial no processo.

Weber se indaga sobre a preponderância dos ideais puritanos na ascendência do capitalismo e a atitude da igreja católica sobre as questões mundanas e econômicas. Ele percebe a ação católica à uma atitude tradicionalista, que escolhe por uma vida segura ao invés de uma vida confortável, e descreve um paralelo entre o estranhamento do mundo do catolicismo, mostrado no asceticismo e na despreocupação com as perguntas do mundo, e a alegria dos protestantes do seu tempo, ao contrário dos protestantes do passado, de caráter materialista, que enaltece o sucesso profissional como um dom divino, afirmando o cunho capitalista dos protestantes.

É essa diferença que instiga Weber: o velho protestantismo, que era hostil ao progresso, e as ações capitalistas, desenvolvida nos protestantes. Ele afirma que seria incorreto fazer a ligação entre o prazer de viver e o desenvolvimento, seria mais correto afirmar ele às particularidades exclusivamente religiosas do protestantismo.

Weber termina com a questão que envolver entender essa transformação, entretanto, para isso, é necessário, o contexto histórico do espírito do capitalismo, ao qual ele mostrará no capítulo seguinte.  

Capítulo II- O Espírito do Capitalismo

Para Weber a alma do capitalismo funciona como um acontecimento importante para a solidificação de um modelo econômico pautado na busca racional pelo ganho continuado. Ele é taxado como um conceito passageiro, que expõe um comportamento, uma espécie de tarefa que tem o capitalista de aumentar seu dinheiro à medida que o reinveste, vivendo com moderação: evitando despesa e colocando em primeiro lugar investimentos. É uma espécie de vocação criada, um papel importante para encorajar o capitalismo.

Essa vocação quebra o tradicionalismo que envolvia a cultura econômica já existente. Weber explicita que apenas a racionalidade não bastou para criar o capitalismo moderno e, principalmente essa reeducação que faz com que crie novos comportamentos econômicos. O autor cita seu pensamento com a história que não aumentavam seu ritmo de trabalho por salários mais altos, e algumas vezes os salários baixavam, uma vez que precisava trabalhar menos para continuar com o seu padrão de vida. Foi importante criar novas demandas que só seriam preenchidas com o aumento do salário.

O capitalismo é proveniente dessa reeducação, que coloca as pessoas num novo cenário de vida no qual o trabalho não é um meio para manter um padrão de vida e, sim, “como um fim em si: como uma vocação”.

Esse espírito que existe dentro do indivíduo capitalista auxilia para uma vida de menos consumo, para sanar as necessidades. Por isso, a alma capitalista tem certa intimidade com os aspectos religiosos diferentes do protestantismo. O calvinismo, metodismo, pietismo, segundo Weber, ajuda para formar a alma capitalista ocidental moderna, por meio de sua ética, e também pelo conceito de “vocação”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (51.8 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com