TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Ensaios: ATPS COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2013  •  2.053 Palavras (9 Páginas)  •  658 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

O comportamento Organizacional estuda o comportamento de indivíduos e grupos dentro da organização, veremos neste trabalho a personalidade do indivíduo de forma que especifica o essencial e o íntimo de cada um.Pessoas que convivem em sociedade, atitudes que cada um exerce dentro de seu papel, tanto profissional ou pessoal.

Além disso, como cada pessoa se comporta dentro de um trabalho em equipe, as vantagens e desvantagens de estar na frente de uma liderança, reações tendo dentro dela ,pessoas com atitudes e comportamentos diferentes.

Assim, tendo uma boa comunicação para que se obtenha um bom relacionamento numa organização, de modo que se tenha uma visão ao todo.

1. O Indivíduo/Personalidade e Motivação

Teoria da Personalidade

Nós seres humanos, somos aparentemente iguais, todos nós temos olhos, nariz, boca, pernas e braços, ou seja, a essência humana é igual para todos, porém pensamos e agimos de formas diferentes uns dos outros, cada um de nós tem a sua marca registrada, pois cada um tem um diferente ponto de vista sobre algum assunto, por exemplo: uma pessoa pode ser ambiciosa, ser responsável, ter ( )em relacionamentos interpessoais e facilidades em aprender novas etapas propostas, já outras encontra certa dificuldade ao relacionar-se e aprender algo inédito, portanto, nunca vamos encontra duas pessoas que pensam absolutamente igual sobre tudo, sempre um vai discordar do outro em determinado assunto que o outro acredita estar certo. Veremos abaixo algumas teorias sobre a personalidade humana.

O “Eu” como personalidade

O “eu” é o ser total, essencial e íntimo de cada um, o “eu” fala a respeito do indivíduo sobre o que ele pensa de si mesmo e também o que ele pensa do mundo, isso quer dizer que ele tem consciência da própria identidade e também sobre a realidade do mundo em que vive. Essa teoria também aborda o lado dinâmico da personalidade da pessoa, ou seja, ela analisa a relação da pessoa com o mundo, mas não somente como a pessoa se apresenta para o mundo, mas também como a pessoa sente e interage com o mundo em que vive. O “eu” representa o lado afetivo da pessoa, essa teoria diz que as pessoas podem ser “introvertidas” e “extrovertidas”.

Personalidade

Essa teoria estuda as atitudes e os comportamentos das pessoas que convivem em sociedade, ou seja, todos nós, ela diz que nós representamos diversos papéis que o sistema nos atribui, por exemplo: o papel de trabalhador, e representando esse determinado papel fazemos de tudo para nos adaptarmos, e sempre buscamos fazer o melhor para agradar o sistema, por que se não conseguirmos agradar podemos perder o emprego, e sempre será assim em todos os papéis que nós vamos representar na vida. Mas a personalidade pode mascarar o indivíduo, pois o individuo pode desempenhar o papel, e fazer aquilo que tem que ser feito, mas na realidade ele não concorda com nada daquilo que ele está fazendo.

PROCESSOS MOTIVACIONAIS

A motivação de um funcionário, muitas vezes não está em si mesmo, ou seja, ele não nasce com essa motivação em seu interior. É preciso explorar, abrir caminhos para que seja este uma pessoa motivada. O papel do gestor é saber identificar cada membro de sua equipe e tem qual área seu desempenho se encaixa.

Muitos processos motivacionais existem para avaliação das pessoas, porém, o que se passa no dia a dia é o mais importante, verificar as condições físicas e psicológicas de trabalho de cada funcionário e o ambiente de trabalho e seus possíveis ruídos, para não haver cansaço físico ou mental que possa gerar desmotivação em toda equipe.

As empresas sabem que no mundo atual da globalização, as pessoas são as ferramentas mais importantes de uma organização, mesmo assim, muitas não estão valorizando estas como deveriam ser. A ausência de treinamentos e reconhecimento ou oportunidades de crescimento faz com que grandes potências humanas se ocultem no meio de tantos e não venham se destacar na área profissional o que gera desmotivação e estes tornar-se pessoas fechadas e que não busquem novos horizontes.

Cabeças pensantes existem muitas no mercado atual, porém os gestores devem tomar muito cuidado com a era da informática, pois os nossos jovens estão cada vez mais exigentes e não encaram o emprego como um desafio, e sim uma nova chance, que se não der certo parte para outra. Por isso é necessário cautela ao investir, tem que avaliar se esta é a pessoa certa.

Motivar uma pessoa ou uma equipe é de suma importância dos líderes, pois todos sabem que o ser humano se acomoda muito fácil e sempre é necessário algo para alavancar o estímulo profissional destes na organização. O homem quer sempre aprender e mesmo quando aprende algo procura conquistar novos caminhos, mas isso depende de algo que o faça enxergar e querer alcançar a nova etapa.

CONCLUSÃO

Nesse tópico vimos que os humanos não são iguais uns aos outros, pois pensamos e agimos diferentes uns dos outros, também vimos que existem as teorias da personalidade, e que cada teoria foca em algo especifico referente ao ser humano, e que com essas teorias podemos conhecer mais sobre nos mesmos e também sobre os outros.

1.2. GRUPOS/EQUIPES/LIDERANÇA

Trabalho em equipe: É um grupo de pessoas que trabalham no cumprimento de metas especificas e pode ser visto como uma estratégia para melhorar seu trabalho e elevar o grau de satisfação do trabalhador.

Hoje o trabalho em equipe é usado em quase todas as áreas, mais se houver diferenças entre os colaboradores o trabalho pode ser mal sucedido.

Liderança é como colocar o poder de decisão próximo da ação, é necessário ter condições psicológicas e técnicas para assumir tal responsabilidade.

Um líder que tem controle absoluto sobre seus empregados, colocando regras rígidas não terá eficácia e positividade em relação ao espírito de colaboração de sua equipe. O líder deve respeitar e entender as pessoas, transmitir equilíbrio alem de produtividade máxima.

De acordo com a imagem sobre trabalho em equipe concluímos que houve falta de comunicação e percepção, pois na hora da construção da linha, não perceberam que estava

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com