TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Exames: ATPS - COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2013  •  2.148 Palavras (9 Páginas)  •  705 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

Comportamento organizacional entende-se como o estudo sobre o comportamento humano, suas ações e atitudes dos grupos em seus ambientes, o que motiva os indivíduos, grupos e o relacionamento do indivíduo com a empresa.

 Visão sistêmica

Uma abordagem que nos parece adequada para uma compreensão, direta e em primeira mão, do quem vem a ser Comportamento Organizacional e sua importância é tornarmos um exemplo concreto, algo que praticamente todos nós, em algum momento da vida, já atravessamos, como por exemplo, quando você vai comprar uma roupa e a mesma está rasgada, você logicamente pede outra daí o vendedor fala não vai buscar, porque ela veio assim mesmo e se você quiser a roupa inteira, você pode consertar em uma costureira. O que vai acontecer? Provavelmente você não irá retornar a essa loja, e esse tipo de reação do vendedor pode ter acontecido por ele está cansado, de mau humor, muitas horas trabalhando, mas o importante é que nós apercebamos de que as respostas podem ser buscadas em níveis muito diferentes, tais como: dentro do próprio indivíduo atendente, em outro colega, simplificando o Comportamento Organizacional é o estudo da estrutura, do funcionamento e do desempenho das organizações, bem como o comportamento dos grupos e indivíduos dentro delas.

 Mudança

O ser humano está em permanente mudança e as organizações em que ele participa estão incessantemente alterando suas disposições e estruturas. Se a mudança é um processo inevitável, todos os temas abordados pelo Comportamento Organizacional influenciam ou são influenciados pelas exigências de mudança.

O ambiente em que vivemos não é estático, o que implica estarmos permanentemente tendo que alterar nossa postura diante do mundo. Sem estas alterações contínuas não há garantia de que uma pessoa ou organização possa continuar tendo sucesso.

Inicialmente devem-se considerar os gerentes como os principais agentes de mudança de uma organização, o que não exclui a responsabilidade de cada membro em fazer a diferença. Entretanto, é ele quem toma decisões e serve de modelo para o restante da empresa. De maneira geral um gerente enfrenta as seguintes situações inevitáveis:

- Nas forças da mudança, encontradas dentro ou fora da organização,

- Não identificar quais oferecem risco à sobrevivência da empresa;

- A necessidade percebida da mudança (responsabilidade de monitorar quais são as forças e o seu impacto na organização, exigindo uma resposta planejada);

- O início da mudança (garantir os recursos decisivos que levam ao sucesso e evitar o descrédito sobre o que se pretende mudar);

- O próprio processo de mudança (saber trabalhar com as resistências, comunicação, participação e exaltação do sucesso alcançado).

DESENVOLVIMENTO

O comportamento organizacional preocupa-se com o estudo do comportamento, das atitudes e do desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional; o efeito da organização e do grupo informal sobre as percepções, sentimentos e ações dos trabalhadores; o efeito do ambiente sobre a organização, seus recursos humanos e objetivos; e o efeito dos trabalhadores sobre a organização, no que tange a sua eficiência e efetividade.

O comportamento organizacional baseia-se no método científico, que prevê observação, predição e mensuração.

Segundo Chiavenato o CO recebe contribuições de várias ciências comportamentais como:

a) Ciências Políticas: com conceitos sobre poder, conflito e política organizacional etc.;

b) Antropologia: com conceitos sobre cultura organizacional, análise cultural, valores e atitudes;

c) Psicologia: com conceitos sobre diferenças individuais, personalidade, sensação, motivação, aprendizagem etc.;

d) Psicologia Social: com conceitos sobre grupo, dinâmica de grupo, interação, liderança, comunicação, atitudes, tomada de decisão grupal etc.:

e) Sociologia: com status, prestígio, poder e conflito etc.;

f) Sociologia Organizacional: com teoria organizacional, dinâmica organizacional etc.

Parâmetros dos Sistemas

Os sistemas são como um conjunto de elementos que possui um serie de relações com seus atributos.

Caracteriza-se um sistema por seus determinados parâmetros, isto é, parâmetros são constantes arbitrárias que caracterizam-se por suas propriedades, o valor e as descrição das dimensões do sistema. Seus parâmetros são:

• Entrada ou Ensumo - é à força de partida do sistema que fornece a energia para operação do mesmo;

• Saída ou Produto - é a finalidade para qual se reuniram elementos e relações do sistema, e outra coisa que é importante observarmos é que os resultados de um sistema são sempre finais;

• Processador ou Transformador - é o fenômeno que produz mudanças, é um mecanismo de conversão das entradas e saídas. O processador é representado geralmente pela caixa preta, nela entram os insumos e dela saem os produtos. Sua exploração é feita através de informações e definições comportamentais e operacionais.

• Retroação ou Retro informação - é a função do sistema que visa comprar a saída com um padrão pré-estabelecido. Retração tem por objetivo um estado de um sistema sujeito a um monitor;

Organização de um Sistema Aberto

Uma empresa é um sistema criado pelo homem e mantém uma dinâmica, interação com seu meio ambiente, sejam os clientes, os fornecedores, os concorrentes, as entidades sindicais e muitos outros agentes externos.

Quadro comparativo entre Sistema aberto e Sistema fechado.

Sistema Aberto Sistema Fechado

Recebem influência do ambiente onde estão inseridos. Não recebe influência do meio em que estão inseridos.

Inovação e as organizações

A sociedade moderna é uma sociedade de organizações. As organizações são sistemas extremamente complexos, elas revelam-se compostas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com