TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Virtudes e Felicidade de Aristoteles

Por:   •  13/4/2023  •  Seminário  •  315 Palavras (2 Páginas)  •  46 Visualizações

Página 1 de 2

Aristóteles, um dos *maiores filósofos da Antiguidade*, que exercer até hoje a ética atual. Uma das suas maiores obras foi a *Ética a Nicômaco*. Um dos seus pontos de partida e a tese de que *toda ação e escolha, e que toda arte e investigação,* tem que ter um fim próprio, que é compreendido com um bem. o bem é aquilo a que todas as coisas tendem. O maior bem humano é a felicidade.

As diferenças das diversas finalidades de nossas ações. Finalidades intermediárias, e outras que têm fim em si mesmas.

*O fim da medicina é a saúde, mas a saúde, por sua vez, pode ser um meio para outras atividades, como para o trabalho.*

Sempre nos perguntar quais os fins de nossas ações, mas é dado averiguar que algumas atividades devem ser o seu próprio fim.

Caso pensamos dessa maneira,

*a saúde é um meio para trabalhar, que é um meio para ganhar dinheiro, que é um meio para comprar bens, que é um meio para satisfazer necessidades, assim indefinidamente.*

Aristóteles assinala que há coisas que devemos desejar por si mesmas e outras que se devem desejar apenas por servirem de intermédio para se alcançar as primeiras.

Importante que as coisas que são desejadas por si, mas que podem fazer parte de outro bem. Já as virtudes são o conhecimento, o prazer etc. são valiosos em si mesmos, mas podem fazer parte de um bem maior, o supremo bem, a felicidade.

A felicidade e como o fim absoluto e isso significa que nunca ela é desejável no interesse de uma outra coisa. *Que a felicidade ela é um bem incondicional.*

Sempre procurarmos a felicidade por si mesma e não por interesse de outra coisa, mas as vezes escolhemos a honra, o prazer, a inteligência e todas as virtudes por si mesmas e podendo até mesmo escolher o interesse pela felicidade pois pensamos que nos fará felizes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (32.3 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com