TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos Centrais do pensamento de Nietzsche

Por:   •  21/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  353 Palavras (2 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 2

a. Aspectos centrais do pensamento de Nietzsche sobre a moral a partir do texto Crítica à moral em Nietzsche.

No texto Nietzsche afirma que o principal problema da filosofia está na determinação da hierarquia dos valores.

Nietzsche utiliza a genealogia para fazer suas investigações, buscando as origens e suas consequências produzidas na sociedade para desmistificar o que é oferecido para a sociedade como verdade.

b. Aspectos centrais do pensamento de Foucault sobre o poder e a moral a partir do texto Crítica à moral e as relações de poder em Foucault.

Foucault tem um pensamento crítico frente as fundamentações universais e normativas para a moral e não oferece um modo completo de agir mas proporciona uma relação do sujeito consigo mesmo.

Foucault analisa a relação entre um sujeito e o modo como ele se relaciona com os códigos morais, as normas, os costumes estabelecidos. O poder é as relações de forças inseparáveis ao domínio aonde se exerce.

c. Cenas do filme que serão comentadas.

Eu assisti ao filme A experiencia.

Irei analisar a cena do filme aonde o personagem principal número 77 provoca os guardas e a cena em que os guardas tomam uma atitude para mostrar superioridade e intimidar os detentos usando violência para conter os presos.

d. Análise das cenas do filme a partir de aspectos teóricos estudados em Nietzsche e Foucault.

Analisando a partir da filosofia de Foucault que nos diz que o poder está estabelecido sobre a sociedade, nos fica bem claro na cena que é analisada aonde os presos querem o impor poder sobre os guardas, mas eles revidam para manter tudo sobre controle e mostrar que manda.

Nietzsche afirma que pessoas podem ter instintos diferentes que são eles, “o instinto de rebanho” é quando foi proposto aos presos as regras da prisão e eles se submetem a cumprir, e o “instinto do espirito livre” se encacha no prisioneiro 77 que não seguiu as regras da prisão pois como que era um experimento nada podia acontecer a ele, agindo sem medo, mas os guardas não iam aceitar pois eles tinham que manter a ordem e também não aceitariam ser desrespeitados diante dos outros presos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (35.2 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com