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O Pensamento Musical De Nietzsche

Por:   •  8/3/2024  •  Tese  •  84.760 Palavras (340 Páginas)  •  51 Visualizações

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FERNANDO R. DE MORAES BARROS

O PENSAMENTO MUSICAL DE NIETZSCHE

Tese de doutoramento apresentada ao Departamento de Filosofia, da Faculdade de Filosofia, Letras Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

SÃO PAULO 2005

“Quem não ama a música, não merece ser chamado de homem; quem apenas a ama, não é senão homem pela metade; quem a pratica, porém, é homem por inteiro”.

Johann Wolfgang v. Goethe

Agradecimentos

Ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, e ao DAAD, Deutscher Akademischer Austauschdienst, pela motivadora bolsa de estudos e pelos numerosos auxílios com que apoiaram este trabalho.

À Laura, pelo carinho verdadeiro.

Ao meu pai, Marco Antonio, pela crescente generosidade e amizade sincera.

À minha mãe Daisy e ao Gabriel, que me ensinaram a suspeitar de muita coisa.

Ao saudoso “Copa Nove”: Rodrigo, Vicente, Ana Lima, William, Leandro, Amaral, Bruno, Antonio e Antonia – verdadeiros ladrões de coração.

À Josefa e ao Zé Mauro, pelo afeto inestimável.

À Profa. Dra. Scarlett Marton, pela orientação dedicada e pelo irrestrito apoio. Ao Gen - Grupo de Estudos Nietzsche, pelas valiosas discussões.

À Anne-Marie Schwietzke e ao Herr Nehls, pela impagável solidariedade.

Este trabalho é dedicado a H. J. Koellreutter.

Nota liminar

Será acatada, aqui, a convenção proposta pela edição Colli/Montinari das Obras Completas de Nietzsche – Werke. Kritische Studienausgabe em 15 volumes, Berlim/Munique, de Gruyter, 1967-78 - e da sua correspondência - Sämtliche Briefe. Kritische Studienausgabe em 8 volumes, Berlim/Munique, de Gruyter/DTV, 1986. Os títulos das obras serão, a ser assim, indicados por meio de suas respectivas iniciais – siglas em português acompanham, porém, as siglas alemãs, no intuito de facilitar o trabalho de leitores pouco familiarizados com os textos originais. Para os textos publicados por Nietzsche ou por ele preparados para edição, o algarismo arábico indicará a seção; no caso de Para a genealogia da moral, o algarismo romano anterior ao arábico remeterá à parte do livro; no caso de Assim falava Zaratustra, o algarismo romano remeterá à parte do livro e a ele se seguirá o título do discurso; no caso de O crepúsculo dos ídolos e de Ecce homo, o algarismo arábico, que se seguirá ao título do capítulo, indicará a seção. Para os fragmentos póstumos, o algarismo romano indicará o volume e os arábicos que a ele se seguem o fragmento póstumo. No tocante às cartas, serão mencionados o destinatário e o respectivo período da correspondência. Também será utilizada, por vezes, a edição em 5 volumes organizada por Hans Joachim Mette e Karl Schlechta da qual constam os escritos redigidos pelo filósofo alemão entre 1854 e 1869: Frühe Schriften, Munique, C. H. Beck Verlag, 1933-1940. Quando nos referirmos a esta edição, o número romano após a sigla (BAW) indicará o volume e os arábicos que a ele se seguem o número da página. Quanto aos textos atinentes à chamada Kritische Gesamtausgabe. Werke, organizada por Giorgio Colli e Mazzino Montinari; continuada por Wolfgang Müller-Lauter e Karl Pestalozzi,

Berlim/Nova York, de Gruyter, 1999, o número romano após a sigla (KGW) indicará o volume e os arábicos que a ele se seguem a subdivisão do volume e o respectivo número da página. Quanto às composições musicais de Nietzsche, a fonte utilizada será sempre a edição organizada por Curt Paul Janz: Der musikalische Nachlass. Basiléia: Bärenreiter, 1976. No que tange aos textos dos demais autores e comentadores, as referências completas da obra ou do artigo serão dadas sob a primeira citação que ocorre em cada capítulo; adiante, apenas se indica o título e o número da página.

Textos editados pelo próprio Nietzsche

GT/NT – O Nascimento da Tragédia (Die Geburt der Tragödie)

DS/Co. Ext. I – Considerações extemporâneas I: David Strauss, o devoto e o escritor (Unzeitgemässe Betrachtungen. Erstes Stück: David Strauss: Der Bekenner und der Scriftsteller)

HL/Co. Ext. II – Considerações extemporâneas II: Da utilidade e desvantagem da história para a vida (Unzeitgemässe Betrachtungen. Zweites Stück: Vom Nutzen und Nachteil der Historie für das Leben)

SE/Co. Ext. III – Considerações extemporâneas III: Schopenhauer como educador

(Unzeitgemässe Betrachtungen. Drittes Stück: Schopenhauer als Erzieher)

WB/Co. Ext. IV – Considerações extemporâneas IV: Richard Wagner em Bayreuth

(Unzeitgemässe Betrachtungen. Viertes Stück: Richard Wagner in Bayreuth)

MAI/HH I – Humano, demasiado humano (Vol. 1) (Menschliches Allzumenschliches

[Vol. 1])

VM/OS – Humano, demasiado humano (Vol. 2): Miscelânea de opiniões e sentenças

(Menschliches Allzumenschliches [Vol. 2]: Vermischte Meinungen)

WS/AS - Humano, demasiado humano (Vol. 2): O andarilho e sua sombra

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