TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Filosofia

Por:   •  29/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  491 Palavras (2 Páginas)  •  2.801 Visualizações

Página 1 de 2
  1. Atividade diversificada: a, b, c.
  1. Qual é a contribuição das ciências humanas hoje para sociedade?

Compreender como os efeitos da histórica relação desconexa da produção do espaço urbano com as dinâmicas urbanas, que raramente levam em consideração os fatores ambientais, em especial os climáticos, são percebidos e vivenciados individualmente e na consciência coletiva.

  1. Quais as ciências humanas que vocês têm mais entendimento e afinidade?

Ciências humanas são ligadas ao comportamento do ser humano, como sociologia, psicologia, direito, letras, exatas são profissões ligadas aos raciocínios logico como matemática, engenhariam arquitetura e biologia são profissões ligadas ao ser como medicina, biologia, sociologia, e o que temos mais afinidade é arquitetura.

  1. Estruturalismo é rejeitado pelo Marxismo? (   ) Sim (   ) Não

  1. Interpretar a foto [página 314 do livro didático], relacionando a mesma com a História, a Sociologia e a Filosofia.

A imagem mostra o Homem protestando contra o governo por seus direitos diante de outro homem com o corpo imolado.

  1. A filosofia nas entre linhas [página 319 do livro didático]. Elaborar um texto [mínimo 35 linhas]. Dar título original.

  1. Das oito questões da página 320 do livro didático, escolher quatro questões que consideram mais importantes para responder.

1 – Antes da constituição das ciências humanas, quais foram os três principais períodos de estudo do humano?

1.Periodo do humanismo: O humanismo não separa homem e natureza, mas considera o homem um ser natural diferente dos demais, manifestando essa diferença como ser racional e livre, agente ético, político, técnico e artístico.

2.Periodo do positivismo: Enfatiza a ideia do homem como um ser social e propõe o estudo cientifico da sociedade: assim como há uma física da natureza, deve haver uma física do social, a sociologia, que deve estudar os fatos humanos usando procedimentos, métodos e técnicas empregados pelas ciências da natureza.

3.Periodo do historicismo: insiste na diferença profunda entre homem e natureza e entre ciências naturais e humanas.

2 – Qual a principal contribuição da fenomenologia para as ciências humanas?

A fenomenologia introduziu a noção de essência ou significação como um conceito que permite diferenciar internamente uma realidade de outras, encontrando seu sentido sua forma suas propriedades e sua origem.

3 – Qual a principal contribuição do marxismo para as ciências humanas?

Explicar que as instituições sociais são econômicas, que a história do trabalho humano é feita de conflitos de classe social. A sociedade é organizada e administrada por 1º Superestrutura 2º Infraestrutura [Modos de Produção: Mão de obra].

4 – Qual a principal contribuição do estruturalismo para as ciências humanas?

O estruturalismo permitiu que as ciências humanas criassem métodos específicos para o estudo de seus objetos, livrando-as das explicações mecânicas de causa e efeito sem que por isso tivessem de abandonar a ideia de lei cientifica.

  1. Interpretar a foto da página 312 do livro didático, relacionando a mesma com alguns campos de estudo das ciências humanas.

Mostra a tensão dos operadores da bolsa em um momento que marcou o início da crise econômica em 2008, estando relacionada com o campo da ciência matemáticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (91 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com