TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Filosofia Da Razão e Moderidade

Por:   •  28/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  686 Palavras (3 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Faculdade Mineira de Direito

Unidade São Gabriel

FILOSOFIA: RAZÃO E MODERNIDADE

Belo Horizonte

2016

                                                       

ATIVIDADE 1

Trabalho apresentado a Universidade Católica de Minas Gerais, curso de Direito, disciplina virtual: Filosofia Razão e Modernidade.

Orientador: Marcelo Caetano

Belo Horizonte

2016

Questões

  1. Por que as informações e saberes advindos do senso comum não são considerados, conforme o pensamento filosófico e o saber científico, como conhecimentos satisfatórios sobre os diversos temas e objetos conhecíveis?

A forma de conhecimento que proporciona o senso comum não é considerada, conforme o pensamento filosófico e o saber científico, como conhecimentos satisfatórios, pois é uma forma de conhecimento mais presente no dia a dia das pessoas simples que não se preocupam primeiramente com questões cientificas, ou seja, estas pessoas se preocupam com coisas banais que acontecem diariamente como trabalhar, ter seu lazer ou assistir televisão etc.

O que regula o senso comum são emoções e opinião de quem a produz, seu fundamento é as tradições, profissões e intuições estabelecidas por outros grupos, sem base de questionamento ou investigação, o senso comum esta no imediato das coisas sem qualquer exigência mais profunda.

E um pensamento superficial, sem se preocupar com causas e fundamentos apenas afirmações sem se refletir sobre algo, atrelado á cultura passando de geração em geração engloba as opiniões formadas há muito tempo.

  1.  Que atitudes filosóficas dão garantia de que os saberes obtidos pelos filósofos são válidos, isto é, distintos, claros e verdadeiros?

      A filosofia tem na investigação da verdade seu maior valor. Conforme observa Marilena Chauí, afirma esse valor da verdade de significa que “o verdadeiro confere ás coisas, aos seres humanos, ao mundo um sentido que não teriam se fossem considerados indiferentes á verdade e á falsidade”,

       Cada vez mais, a Filosofia se ocupa com as condições e os princípios do conhecimento que pretenda ser racional e verdadeiro; com a origem, a forma e o conteúdo dos valores éticos, políticos, artísticos e culturais; com a compreensão das causas e das formas da ilusão e do preconceito no plano individual e coletivo; com as transformações históricas dos conceitos, das ideias e dos valores.

A Filosofia volta-se, também, para o estudo da consciência em suas várias modalidades, procurando descrever as formas e os conteúdos dessas modalidades de relação entre o ser humano e o mundo, do ser humano consigo mesmo e com os outros.

 Finalmente, a Filosofia visa ao estudo e à interpretação de ideias ou significações gerais, portanto a Filosofia se preocupa em explicar como e porque as coisas são como são, mas não admitindo contradições para garantir a busca da verdade.

  1. Apesar de serem considerados saberes distintos entre si, pode-se afirmar que os diversos modos de conhecimento têm um mesmo propósito. Qual seria esse propósito?

Os modos de conhecimentos diversos como o mito, senso comum, ciência e a filosofia são saberes distintos entre si, mas tem o mesmo propósito, este diretamente ligado ao homem, a sua realidade com o mundo.

É fundamental que se coloque o conhecimento em seu contexto. Não é a quantidade de saberes que definem o que se deve aprender, mas a pertinência do que se conhece e o contexto a que um conhecimento se refere.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (212.5 Kb)   docx (311.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com