TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COLONIALIDADE DECOLONIALIDADE POR UMA NOVA EPISTEMOLOGIA DAS AMÉRICAS

Por:   •  21/9/2020  •  Resenha  •  748 Palavras (3 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 3

Colonialidade/Decolonialidade-Por uma nova epistemologia das américas

Nesse trabalho pretendo expor os principais argumentos e conceitos dos  textos  “Por uma razão decolonial: Desafios ético-político-epistemológicos à cosmovisão moderna “e  Colonialidade do poder ; eurocentrismo ,e américa latina”. Começarei com o texto de Adélia Milikovic discutindo a diferença ,se realmente existe , entre decolonialidade e pós- colonialidade, evidenciando a questão da subalternidade das américas diante de uma epistemologia eurocêntrica. Em seguida apresentarei a ideia de raça  para Aníbal Quijano como uma categoria mental da modernidade ,que cria estereótipos , hierarquiza povos e  os acultura  .No final apontarei aproximações entre os textos  e algumas reflexões.

O conceito  de decolonialidade tem a pretensão de denunciar a dependência do mundo subdesenvolvido diante da hegemonia  eurocêntrica   no campo  ideológico , epistemológico  e ontológico. Os pensadores e intelectuais  que compõem essa corrente buscam  encontrar epistemologias capazes de repensar e ressignificar as compreensões de mundo em múltiplos aspectos   tendo como base as culturas que foram negligenciadas e silenciadas na América latina .Não creio que seja simplesmente um resgate das tradições ancestrais de um  determinado povo  e tão pouco  um rompimento total com a epistemologia clássica europeia .Mas sim, uma  afirmação da diversidade das alteridades, das particularidades ,que ainda , apesar  das tentativas de aculturação , efetivadas tanto  pelo eurocentrismo  das colonizações,  e pela dinamicidade da globalização  e da própria tecnologia  , resistem, reexistem, como identidades em construção e desconstrução de si mesmos.

A guinada ou o próprio giro decolonial é fruto de acúmulo das experiências do pós colonialismo . Sendo assim , é impossível conceituar a decolonialidade/descolonialidade  sem atribuir ao pensamento  pós colonial uma sólida  aproximação  . O pós -colonialismo   emergiu  junto a busca pela independência dos países  africanos. A descolonização ocorreu de duas formas, pacificamente; onde não haviam produtos estratégicos  como cobre , ouro, diamantes ou petróleo e através de lutas de libertação onde existiam interesses das grandes corporações como é o caso do petróleo da Argélia  

e o cobre do Congo .Nesses lugares  os colonialistas resistiram até as últimas conseqüências levando a guerras sangrentas de libertação.

Os movimentos nacionalistas levaram o questionamento direto do sistema colonial e, conseqüentemente, ao processo de descolonização.

Para Franz Fanon o conceito de descolonização tem o sentido de: "Libertação nacional, renascimento nacional, restituição da nação ao povo”. Entretanto, esse sentimento nacionalista tem raízes na construção de uma identidade africana ocidentalizada, provinda de um sistema colonial que pretende ser superado, mas que deixou marcas tão profundas,  ao passo que a descolonização se tornou apenas um estagio para libertação.  

Segundo Marc Ferro, a colonização, representando a ocidentalização do mundo africano, suprime as estruturas tradicionais locais e deixa um vazio cultural de difícil reversão. No qual, as características da sociedade tradicional na África, tais como a parentela e as suas funções, o clã , a linhagem, a exogamia, os princípios hierárquicos e o agrupamento doméstico são ultrapassados .

De acordo com Amin a missão “civilizatória” eurocentrica produzia o discurso da ideologia capitalista baseada em três idéias centrais: a visão trans-histórica e instrumental da racionalidade ocidental, a valorização da história européia, a única capaz de atingir o milagre do capitalismo, e a incapacidade dos outros povos de alcançar o desenvolvimento econômico devido a características que lhe são inerentes. A legitimação dessas idéias se completa pela imposição de verdades absolutas, representadas pelo cristianismo, pelo mito da origem grega e pela criação do Orientalismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (26.7 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com