TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como a Teoria Política Aristotélica pode Contribuir nos Dias de Hoje

Por:   •  15/5/2023  •  Dissertação  •  476 Palavras (2 Páginas)  •  52 Visualizações

Página 1 de 2

Mesmo tendo em vista a compreensão de que cada pensador é fruto de seu tempo, da sua época e que seus atos e pensamentos marcaram o período e a realidade em que viviam, ainda assim, muitas obras e pensamentos continuam tendo importância e podem contribuir até os dias de hoje. Sendo assim, mesmo com alguns preconceitos que eram característicos da sua época Aristóteles e os gregos em geral viam a política como uma atividade muito nobre a empenhar-se, e tem muito a contribuir para nossa reflexão na política atualmente. Para ele o homem é um animal naturalmente político e a sociedade tem a sua origem na família, das famílias formavam-se as aldeias e das aldeias eram formadas as cidades, cujo propósito seria o bem comum.

Na filosofia de Aristóteles a política é a ciência que tem por finalidade a felicidade humana, sendo também um objeto da política a investigação da melhor forma de governo e instituições que possam garantir e gerar a felicidade coletiva. Muito diferente do que se pensa no dias atuais, onde a política é associada a partidos políticos e a disputa pelo poder, “A política não deveria ser a arte de dominar, mas sim a arte de fazer justiça”. Disponível em: < http://pensador.uol.com.br/autor/aristoteles/9>. Acesso em 28 outubro de 2022. Aristóteles pensava a sociedade como um lugar de felicidade entre a sociedade, onde a cidade se originava da virtude, logo em sua concepção o objetivo da cidade é viver o bem comum e não fins econômicos ou militares.

De acordo com Aristóteles sendo o ser humano naturalmente político e para que nos tornemos de fato humanos precisamos da sociedade para que possamos no realizar como pessoa. Diferentemente dos dias atuais onde temos uma sociedade individualista, ele via a sociedade conectada, ou seja, como um só organismo. É compondo a sociedade e convivendo entre os semelhantes que os maiores aprendizados são construídos, onde a individualidade deve se sobrepor ao individualismo. Por isso, na filosofia Aristotélica o ser humano necessita da cidade e é parte integrante dela, caso contrário à sua função seria perdida.

Olhando para a nossa sociedade nos dias atuais sabemos que a finalidade da prática política não se encontra no objetivo do bem comum, infelizmente o foco está na riqueza propiciando a felicidade, neste caso, apenas aos ricos. Mas não apenas na riqueza está o olhar do nosso estado, mas também no poder, e assim a política se realiza na dominação, contrariando Aristóteles que acreditava que o estado deveria colocar a felicidade na virtude e para ele não existe estado feliz se não aquele que tem por base a honestidade, pois a busca pelo poder e riqueza geram a injustiça. E qualquer semelhança com os dias que estamos vivendo hoje não seria mera coincidência ao que temos observado diante do nosso cenário político de disputa desonesta, dominação e opressão aos vulneráveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (37.4 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com