TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como o Tomismo esta nas Bases da origem do Serviço Social no Brasil.

Por:   •  1/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  361 Palavras (2 Páginas)  •  2.138 Visualizações

Página 1 de 2

O serviço social no Brasil teve inicio por meio de religiosos católicos, que se direcionavam pela filosofia religiosa de São Tomás de Aquino, mas para que possamos explicar as ideologias do Tomismo, primeiro precisamos entender o que se passava no Brasil, naquela época.

A igreja vinha perdendo seu poder sobre a sociedade, uma vez que a mesma se encontrava em uma crise moral e ética, sendo assim, a igreja se viu na obrigação, de retomar o poder, e fazer com que a sociedade voltasse a caminhar corretamente sob os princípios cristões, essa revolução da Igreja ficou conhecida como Doutrina Social da Igreja Católica, e foi liderada por São Tomás de Aquino, que segundo Silva tinha como ideologia, a busca pelo ser semelhante a Deus, e já que Deus era taxado como uma pessoa perfeita, a sociedade então, teria que buscar essa perfeição, uma vida repleta de felicidade e sem pecados. Sendo assim, a Igreja passa a intervir diretamente na vida do cidadão, como uma tentativa de colocar a sociedade no “caminho de Deus” e é então, que o Assistente Social começa a ganhar importância, uma vez que a Igreja “usa” o Assistente, como mediador dela com a sociedade, onde o principal objetivo do mesmo, era levar o discurso cristão para as famílias e molda-las de maneira a se encaixarem perfeitamente na ideologia cristã, respeitando os valores morais e éticos.

O tomismo perdeu forças, após a expulsão dos jesuítas do Reino Português(1759) e de suas colônias, deixando de lado o ensino da filosofia tomista e dando lugar às ideias iluministas. O afastamento das ideias de São Tomas durou ate o século XX, quando então é fundada a primeira Universidade Católica e começa com uma revolução do tomismo, que começa ganhar forças novamente. Essa retomada da ideologia de São Tomás ficou conhecida como neotomismo e foi liderado pelo Papa Leão XIII, que publicou a encíclica de Rerum Novarum, onde ele estabelece uma nova doutrina e normas baseadas nas ideias tomistas, que patrões e seus trabalhadores deveriam seguir nos aspectos morais e materiais.

Referências:

Silva, Cláudia Neves da. A presença de postulados tomistas na gênese do serviço social In Ciências Sociais. Londrina. Vol. 24. 2003.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (53.8 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com