TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito antropológico das relações de gênero

Por:   •  24/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  304 Palavras (2 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 2

INSTITUIÇÃO: Universidade Tiradentes

CURSO: Gestão de Recursos Humanos

DISCIPLINA: Fundamentos Antropológicos e Sociológicos

PROFESSORA: Cândida

ATIVIDADE: Produção da Aprendizagem Significativa (PAS)

PRODUTO: Produção textual – I Unidade

ESTUDANTE:

QUAL O TEXTO BASE ESCOLHIDO?

Texto base n° 2 - Charge

IDENTIFIQUE QUAL O CONCEITO ANTROPOLÓGICO EXPRESSO NO TEXTO-BASE.

Relações de Gênero.

JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA:

        Ao analisar o conceito antropológico das relações de gênero é possível perceber que o gênero é uma construção social onde se é definido papeis sociais individuais para serem desenvolvido pelas mulheres e pelos homens. Devido a esta construção, as mulheres, refletem em sua vida o que lhes foi passado através de sua criação e cultura local, têm uma vida de preparação apenas para ser mãe, esposa e dona de casa.

        Os primeiros brinquedos da menina, se referem às tarefas que são esperadas pela sociedade serem realizadas por ela no futuro, nos primeiros anos de vida recebe bonecas para aprender a ser uma boa mãe, fogão para aprender a cozinhar e consequentemente ser uma boa esposa, casinhas, vassouras, mesinhas de passar ferro para aprender a ser uma boa dona de casa. Enquanto é estabelecido desde cedo que os homens, precisam ter uma carreira bem sucedida, um intelecto desenvolvido, carros de luxo e prezar pela diversão, percebemos isto quando seus brinquedos na infância são brinquedos voltados a desenvolver o cognitivo da criança como quebra-cabeças, peças para montagem e construções, carros e bolas de futebol.

        Em virtude do que foi mencionado, compreende-se que pelo que se é perpassado através das gerações, o futebol tornou-se algo característico de homens, porém, com o passar dos anos, tudo isso vem mudando, pois, a mulher vem gradativamente lutando para conquistar a igualdade de direitos entre os gêneros, podendo hoje, realizar tarefas ditas masculinas sem tanto julgamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (59.1 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com