TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DOSSIE IF

Por:   •  2/6/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.634 Palavras (7 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

        

INTRODUÇÃO À FILOSOFIA – 60h

[pic 4][pic 5][pic 3]

O objetivo do dossiê é auxiliar o aluno na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

                        UNIDADE 1

O HOMEM

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. O que é filosofia? Qual a sua contribuição para o século XXI?

R= Filosofia e desenvolvimento do pensar e um desafio ao pensamento, questionadora e critica. Sua maior contribuição para o século xxi se da justamente em não aceitar o senso comum e investigar os fundamentos da ciência e discutir os seus conceitos, seus métodos e o valor das suas conclusões. E ainda estabelecer a ligação entre os diversos campos do saber.

  1. Diferencie o homem e o animal.

R= 0 Homem é um ser dotado de inteligência que se expressa através da

Comunicação, fala escrita, arte, teatro e pintura.

 O animal não dotado de inteligência age pelo instinto e está mergulhado na natureza utilizando-se de seus recursos

A diferença entre o homem e o animal esta na linguagem simbólica e no trabalho. A ação transformadora do meio e a capacidade de transformar a realidade

  1. Explique a influência do trabalho na constituição do homem e da cultura.

R= Por meio do trabalho o homem aprende a conhecer suas limitações desenvolvendo suas habilidades e imaginações, pois o trabalho altera a visão que ele tem do mundo e de si mesmo, por exemplo, a cultura significa tudo que o homem produz ao construir sua existência e um ser que transforma que se faz à medida que transcende que ultrapassa a própria experiência.

  1. Esclareça a influência da técnica no desenvolvimento da ciência e da sociedade.

R= Observando as circunstancias sociais e econômicas que possibilitam a mudança tão decisiva para a história da humanidade, encontramos, no surgimento da burguesia, os elementos que tornaram necessária a nova maneira de pensar e agir valorizando o trabalho no artesanato e no comercio, exigindo cada vez mais o uso da técnica para a ampliação dos negócios; construção de navios,  bussola, aperfeiçoamento dos relógios etc.

A valorização da técnica altera a concepção da ciência, o novo homem busca o saber ativo, conhecimento capaz de atuar sobre o mundo, transformando-o a ciência e a tecnologia moderna.

  1. Explique os conceitos de alienação e ideologia, citando exemplos. (Pesquise em outras fontes)

R= Alienação diz respeito a trocas de valores quando o produto feito pelo homem passou a ter maior valor que o mesmo. Já o termo ideologia consiste em um grupo de ideias que camuflam a realidade. EX no capitalismo a ideologia é a produção de mercadorias.

  1. O que significa tecnocracia? Evidencie seu posicionamento.

R=Significa o domínio dos técnicos e da técnica. Devido ao desenvolvimento acelerado da técnica e do progresso mediante a necessidade de atualização de potencialidades a evolução só acelerou esse progresso diante do aumento da produção tornando-se mais rigoroso desenvolvendo-se para tanto, métodos científicos.

UNIDADE 2

O CONHECIMENTO HUMANO E CIENTÍFICO

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Explique a relação que caracteriza o conhecimento.

R = O conhecimento e uma troca de experiências entre sujeito e objeto são indispensáveis o relacionamento entre os dois elementos básicos um sujeito conhecedor e um objeto a ser conhecido e um processo de troca.

  1. Argumente sobre as três formas sob as quais o conhecimento se realiza: o conceito, o juízo e o raciocínio.

R= Conceito se forma em quanto conhecemos e pensamos em algo, pertence à ausência do pensar.

Juízo acontece quando julgamos o que conhecemos e assim formamos o juízo.

Raciocínio e o ato de relacionar um conhecimento ao outro concluindo a existência de um terceiro.

  1. É possível conhecer a verdade? Justifique seu posicionamento, discorrendo sobre as principais correntes filosóficas que teorizam sobre isso: ceticismo absoluto; fenomenalismo (ceticismo relativo); probalismo (ceticismo relativo); empirismo; racionalis mo; realismo crítico; materialismo dialético.

R= Sim a verdade e aquela que nós vivemos.

Ceticismo absoluto: O homem nada afirma, pois não acredita em nada.

Fenomenalismo: Significa a manifestação de um fato, conhecer o que eu vejo, nega parcialmente nossa capacidade de conhecer.

Empirismo: E a base, ao nascermos nossa mente e como um papel em branco; aprendemos através da experiência.

Racionalismo: Significa razão que deposita total e exclusiva confiança na razão humana

Como instrumento capaz de conhecer a verdade.

Probabilismo: Diz respeito a uma possível verdade negando que venha a ser uma verdade absoluta.

Realismo critica e Materialismo dialético a razão humana tem participação determinante na origem de nossos conhecimentos.

  1. O que é conhecimento científico? Responda, argumentando sobre as implicações, positivas e negativas, do desenvolvimento da ciência e da tecnologia.

R= O conhecimento científico propõe um novo saber, elaborado por método baseado na experiência, principalmente, para conhecer a natureza e poder domina-la. É uma conquista recente da humanidade adaptada de conceitos de experimentações entendidas como organização técnica, usada pelo cientista e dirigida metodologicamente.

  • Implicações positivas: A tecnologia levou a um aumento da expectativa de vida, a um mundo interligado/globalizado, e ao acesso a informação de forma veloz.
  • Culturalmente, nos foi passada a imagem de que a tecnologia está diretamente associada à civilização e ao progresso, induzindo-nos à adoção de novos padrões sociais.
  • Implicações negativas: A tecnologia é usada para vencer a natureza, submetendo-a a constantes agressões e utilizações indevidas. Tal constatação é reforçada , quando diz que “recursos não renováveis requeridos por gerações futuras são extraídos e rapidamente consumidos confiando em que, de alguma maneira, ‘o mercado’ produzirá um fornecimento inesgotável”.
  • A automatização industrial alterou o perfil profissional. Isto exigiu dos trabalhadores a busca por uma atualização constante, gerou a diminuição do emprego estrutural e contribui para a migração ao mercado informal.
  • O não acesso às tecnologias, por parte de toda a população acentua a exclusão social, aumentando a desigualdade social. Ou seja, modernidade para poucos e falta de educação, saneamento, habitação, saúde e lazer para muitos.
  • A influência dos meios de comunicação e as novas tecnologias e aceitação natural, conformismo levando os seres a pensar que não há outras possibilidades que não seja sentar e observar o desenrolar deste processo inevitável.

  1. Argumente sobre a importância de Francis Bacon e Augusto Comte para o desenvolvimento científico.

R= Francis Bacan é considerado um dos pais da era moderna, pois propõe distinguir radicalmente entre o saber que e produzido na área social e o conhecimento que se baseia na experiência, principalmente no domínio tecnológico da natureza, que propõe um novo saber, elaborado por um método baseado na experiência; para conhecer a natureza e poder domina-la.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (277.7 Kb)   docx (65 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com