TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Social

Exames: Desenvolvimento Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/12/2014  •  488 Palavras (2 Páginas)  •  531 Visualizações

Página 1 de 2

Um dos fenômenos que comprometem a comunicação é conhecido como filtragem. Pensando nesse fenômeno observe as afirmações abaixo:

I- Na filtragem, o contexto global é negligenciado, sendo valorizadas apenas algumas das interfaces comunicadas.

II- Na filtragem, a percepção está direcionada para aquelas situações que se assemelham aos valores, concepções, crenças e interesses.

III- A filtragem é fonte de atritos e tensões, uma vez que apenas parte do contexto em que é analisada.

Sobre estas afirmações, assinale a alternativa correta:

a.

Apenas a afirmação I é verdadeira.

b.

Apenas a afirmação II é verdadeira.

c.

Apenas as afirmações I e II são verdadeiras.

d.

Todas as afirmações são falsas.

e.

Todas as afirmações são verdadeiras.

0,8 pontos

Pergunta 11

Silva e Santos, 2009, apresentaram um trabalho realizado junto ao grupo de idosos de uma cidade de 12 mil habitantes do interior do Estado de São Paulo. Observando 21 idosos de ambos os sexos, buscaram conhecer as representações e entendimento das novas configurações da dita “terceira idade” dentro desse novo paradigma da cultura da sociedade atual, pautado entre o paradoxo da cultura narcisista do corpo e a degeneração do mesmo. Observaram que parte da amostragem estudada executava as atividades previstas no intuito da obtenção de um corpo mais jovem – portador de qualidades que não coincidissem com a idade dos participantes do grupo. A execução de exercícios físicos buscava o corpo idealizado, ou seja, a busca do ideal de ego inicial – ideal que foi perdido. Uma das conclusões dos autores foi de que, no fracasso da busca do corpo idealizado, os idosos fazem uso do poder de consumo para sublimarem a angústia da perda da juventude. Sobre a função do ego:

I- O ego funciona como uma esfera inconsciente que identifica nossas necessidades e as formas para obter sua satisfação.

II- O ego, compreendido como uma função consciente, permite a identificação das necessidades instintivas e dos estímulos externos, captados através dos órgãos dos sentidos.

III- O ego é a estrutura que ativa o comportamento motor voluntário, necessário para a concretização da satisfação instintiva.

Sobre estas afirmações, assinale a alternativa VERDADEIRA:

a.

Todas as afirmações são falsas.

b.

As afirmações II e III são verdadeiras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com