TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Social

Trabalho Escolar: Desenvolvimento Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  592 Palavras (3 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 3

Definição de desenvolvimento humano[editar | editar código-fonte]

O conceito de desenvolvimento humano, como bem sublinhou Amartya Sen, tem as suas origens no pensamento clássico e, em particular, nas ideias de Aristóteles, que acreditava que alcançar a plenitude do florescimento das capacidades humanas é o sentido e fim de todo desenvolvimento. O conceito de desenvolvimento humano tornou-se um conceito paralelo à noção de desenvolvimento econômico, embora o primeiro seja mais amplo, ademais de considerar os aspectos relativos à economia e os ingresos, integra aspectos como a qualidade de vida, bem-estar individual e social e felicidade inspirada nos artigos nº 22 e seguintes da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 (Veja os artigos da Declaração). Isto permite-nos valorizar-nos mais como pessoas.

O desenvolvimento humano é o processo pelo qual uma sociedade melhora a vida dos seus cidadãos através de um aumento de bens com os que pode satisfazer suas necessidades básicas e complementares, e a criação de um entorno que respeite os direitos humanos de todos eles. Também é considerado como a quantidade de opções que tem um ser humano em seu próprio meio, de ser ou fazer o que ele deseja ser ou fazer. O desenvolvimento humano também pode ser definido como uma forma de medir a qualidade da vida humana no meio que se desenvolve, e uma variável chave para a classificação de um país ou região.

Em um sentido genérico, o desenvolvimento humano é a aquisição de parte dos indivíduos, comunidades e instituições, da capacidade de participar efectivamente na construção de uma civilização mundial que é próspera tanto em um sentido material como imaterial (espiritual, relacional, individual e etc).

O desenvolvimento humano, de acordo com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, integra aspectos de desenvolvimento relativos ao desenvolvimento social, o desenvolvimento econômico (incluindo o desenvolvimento local e rural) e desenvolvimento sustentável.

Também pode-se dizer que o desenvolvimento humano implica satisfazer as necessidades identificadas por Abraham Maslow na denominada pirâmide de Maslow.

§Índice de Desenvolvimento Humano - IDH[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Índice de Desenvolvimento Humano

Relatório Anual de Desenvolvimento Global Humano. O índice de desenvolvimento humano (IDH) é uma medida de desenvolvimento humano do país. Este índice é elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O IDH é um indicador social estatístico composto por três parâmetros:

Vida longa e saudável (medida pela esperança de vida ao nascer).

Educação (medida pela taxa de alfabetização de adultos e taxa de escolarização bruta combinada do ensino primário, secundário e superior, bem como o ano da escolaridade obrigatória).

Nível de vida (medido pelo PIB per capita PPA em dólares).

§Índice de pobreza multidimensional - IPM[editar | editar código-fonte]

Desde 2010, o novo índice de pobreza multidimensional (WPI ou MPI, Multidimensional Poverty Index-) suplanta aos índices de pobreza humana

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com