TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ETICA EM NICOMACO

Por:   •  17/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  927 Palavras (4 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]                     

Aluno: Jose Welligton de Souza de Medeiros        RA: 1080922

Curso: Licenciatura em Filosofia                          

Livro: Ética á Nicômaco

Aristóteles- texto integral- Martin Claret

Coleção obra prima de cada autor- Série ouro

  1. Resumo

A obra ética á Nicômaco é composta por dez livros. Recebe esse nome devido o autor Aristóteles, ter escrito á seu filho Nicômaco.

Seus temas referentes são a ética e moral, que tem por finalidade levar o homem ao bem supremo que se resume em alcançar a felicidade.

Todo o conteúdo dessa obra funciona como um manual de como o homem virtuoso e moralmente ético deve se comportar na polis com os seus, bem como é o comportamento do homem vicioso e imoral.

Encontramos informações de que o homem feliz é aquele que mesmo diante de situações de difícil resolução ou de sofrimento se comporta, de forma nobre, e moralmente ética.  

Vimos que a virtude está em intima relação com o homem que pratica atos justos, pois somente o justo pode também ser virtuoso e vice-versa.

A amizade é vista como uma virtude tanto na riqueza, como na pobreza, pois na riqueza sem amigos não temos com quem partilhar-las, e na pobreza precisamos dos amigos para neles nos refugiar. Ainda falando em amizades o autor coloca que a amizade perfeita, só se encontra entre os homens bons que desejam um ao outro o bem por igual.

Até mesmo os amigos devem se ter com medida, pois se tivermos amigos em excesso não teremos como retribuir a eles os serviços na medida correta, e tudo o que é em demasia não é bom.

São abordados conceitos de pessoas que se consideram menos merecedoras do que realmente o são, bem como a honra que não se deve desprezar ou  a desejar em demasia, em ambos os casos  é necessário buscar o meio termo, ou seja o equilíbrio de se evitar os extremos.

Aprendemos que o homem deve buscar sempre a verdade bem como a justiça, e o que classifica um homem verdadeiro e justo, ou falso e injusto.

Com relação á virtude e sabedoria são expostas vários conceitos de virtude e sabedoria, como: virtude política, da alma, virtude intelectual, sabedoria prática e política.  Dentro desse encontramos também as paixões bem como o prazer.

Falando de paixões e de prazeres compreendemos que alguns são necessários, mas nunca o seu extremo, sempre com medida. Aprendemos que o homem que se deixa levar e dominar por eles, são aqueles de convicções fracas, com isso deve-se ter compaixão por esses homens que não conseguem se manter firmes no que buscam, ou seja, em seus objetivos. E o homem que não consegue se manter firme em seus objetivos buscando os excessos do prazer, deixa de buscar o prazer necessário a todos os homens e com isso se torna mal.

O amor é colocado como um amor de condições em que as pessoas são amadas por proporcionarem algum bem ou prazer, e quando uma das partes não é mais útil ou agradável, a outra deixa de amá-la. E que não são todas as coisas que devem ser amadas, apenas o bom o agradável e o útil.

O amor a si próprio é colocado acima de tudo, mesmo sendo um comportamento de um egoísta, mas o autor nos deixa bem claro que o melhor amigo de um homem, é aquele que visa o seu bem acima de tudo.

Os filhos antes de cuidarem do sustento de alguém devem em primeiro lugar cuidar do sustento dos pais que foram os responsáveis por sustentá-los durante seu crescimento.

As atividades devem ser feitas com prazer, com isso se entende que a pessoa deve procurar aquilo em que ela mais se identifica para exercer suas atividades, pois tudo o que é feito com prazer se torna mais bem feito e se dedica, de uma forma mais completa a essa atividade.

É necessário levar as pessoas a agirem de forma correta desde a infância, isso não é tarefa fácil, havendo a necessidade de leis que definam como deve ser a educação dos jovens.

Embora nesta obra o autor coloque de uma forma bem clara como o homem deve agir, bem como qual caminho deve ou não seguir, o homem é o dono de sua própria vontade. Qualquer que seja sua decisão ele vai arcar com suas conseqüências. Mas somente será feliz se optar pelo que é virtuoso, moral, justo e verdadeiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (85.3 Kb)   docx (69.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com